Oficiais do CBMCE apresentam artigo científico no Congresso Mundial de Prevenção de Suicídios na Irlanda do Norte

23 de setembro de 2019 - 18:34 # # # #

Ascom CBMCE

Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apresentaram um artigo científico no Congresso Mundial de Prevenção de Suicídios (IASP/2019), na Irlanda do Norte. O encontro  aconteceu entre os dias 17 e 21 de Setembro, na cidade de Londonderry. Por meio dessa iniciativa, o Corpo de Bombeiros do Ceará se insere na prevenção e resposta às tentativas de suicídio, a partir da sua atuação no serviço de busca e salvamento. Nessa temática, os bombeiros militares do Ceará, sob a condução do major Edir Paixão e outros oficiais militares, tem protagonizado uma nova doutrina preventiva e operacional contra o suicídio. Os representantes e autores dos artigos foram o Major Edir Paixão e os Capitães Marcos Aurélio, Roberto Hugo e Alan Lúcio.

“A apresentação do curso de atendimento a tentativas de suicídios no Congresso Mundial de Prevenção de Suicídios tem máxima relevância, uma vez que a produção científica acerca dos treinamentos de intervenção, em crise suicida, pode salvar muitas vidas. Assim como a interação e a troca de conhecimento com a elite mundial de suicidologistas, proporcionando ainda mais qualidade dos nossos serviços em prol da sociedade” afirma o major Paixão.

Para o capitão Marcos Aurélio, “conhecer a natureza do fenômeno suicídio é fundamental para diminuição dos casos de mortes voluntárias”. Já de acordo com o capitão Alan Lúcio, “o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS), do CBMCE, ganhou destaque ao ser um dos temas de artigos científicos escolhidos para participar do Congresso Mundial de Prevenção de Suicídios”, disse. A troca de saberes foi intensa e o estande do CBMCE foi bastante prestigiado.

“A experiência exitosa do Ceará teve destaque no encontro, somando-se as discussões que trataram sobre temas relacionados a suicídios em diversos países. A inédita participação colocou o CBMCE como protagonista do tema no cenário mundial”, ressaltou o capitão Roberto Hugo.

Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio

Segundo o major CBMCE, Edir Paixão, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS), “O curso de atendimento a tentativas de suicídio é uma poderosa ferramenta de valorização da vida, uma vez que uma das ações que se harmonizam com diretrizes da organização mundial de saúde (OMS), para a redução dos números de suicídios e trabalha focado na prevenção entre profissionais de segurança pública – estratégia gatekeeper (guardiões da vida) e para população em geral”, destaca.

Além disso, o curso capacita os profissionais para o trabalho, entre múltiplas instituições, atendendo a uma necessidade real que se encontra nas ruas, em situações de tentativas de suicídios. A capacitação saiu do ciclo restrito do Corpo de Bombeiros do Ceará e já produziu instruções, servindo a oito estados do país, bem como capacitação de dois bombeiros franceses e um bombeiro português.

Por se tratar de uma questão de saúde pública mundial, o mais adequado é somar esforços numa parceria entre os estados da União e países interessados nessa formação, como o objetivo da troca de conhecimentos sobre o tema.

Central de apoio

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo, ou em alguém próximo, é o primeiro e mais importante passo.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é responsável por promover apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente, sob total sigilo, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.