CBMCE e AESP realizam I Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal

28 de agosto de 2019 - 17:16 # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), realiza, no período de 16 a 30 de agosto, o I Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CBCIF) para 12 bombeiros militares integrantes dos quarteis de Canindé (6ªCia/3ºBBM), Caucaia (3ªCia/2ºBBM), Horizonte (2ªCia/2ºBBM), Limoeiro do Norte (2ªCia/4ºBBM), Maracanaú (1ªCia/2ºBBM) e São Gonçalo do Amarante/Pecém (4ªCia/2ºBBM).

O CBCIF visa formar pessoal qualificado para exercer as atividades de prevenção e combate a incêndios florestais em quaisquer biomas presentes no Ceará. O curso conta com a participação de 12 bombeiros militares, integrantes do 2°BBM, 3°BBM e 4ºBBM (2º/3º/4º Batalhões de Bombeiros Militares).

“Os incêndios florestais apresentam especificidades que exigem uma postura operacional diferenciada das guarnições de combate a incêndios, por isso, esta iniciativa do Comanda da Corporação é vital para o sucesso das operações de extinção dos incêndios que eclodem em todas as paisagens do Estado”, revelou o tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante da (1ªCia/2ºBBM) e coordenador da capacitação.

O CBCIF tem 100 horas/aula de atividades. As aulas ocorrem em Maracanaú, na Serra de Maranguape, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e no Penedo. Além das Técnicas de Combate a Incêndio Florestal, os alunos aprendem sobre marchas e estacionamentos, fardos, equipamentos e materiais, orientação e resgate, legislação e crimes ambientais e Teoria Geral dos Incêndios Florestais. Espera-se um aumento do poder operacional por meio do emprego de técnicas a serem usadas pelas guarnições de combate a incêndio, ampliando a efetividade dos processos de extinção e a qualidade dos procedimentos de prevenção.

Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural, ressalta o primeiro-tenente Loreto, especialista em combate e prevenção de incêndio florestal do CBMCE.