Bombeiros debelam incêndio em edificação comercial no Mucuripe

5 de agosto de 2019 - 18:50 # # #

Ao alvorecer da manhã desse domingo (04), a guarnição de serviço da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (2ª Cia/1º BBM), quartel sediado no Mucuripe, em Fortaleza, foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por volta das 05h26min, para atender a uma ocorrência de incêndio. O sinistro aconteceu em uma edificação comercial na qual funcionava uma eletrônica, situada na esquina das ruas Manoel Jesuíno com José Lino, no bairro Mucuripe, na Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01).

O deslocamento se deu por meio da viatura Auto Bomba Tanque (ABT-46), chegando ao local, à guarnição realizou o estabelecimento da viatura, foi armada uma linha direta para o primeiro combate. O comandante do socorro demandou apoio, visto a proporção de fumaça e o ambiente confinado para o combate.

O incêndio se deu em uma edificação comercial no qual funcionava uma loja de eletrônicos e um armarinho, tendo a estrutura de um duplex que dispõe de uma residência no pavimento superior desses comércios. O socorro chegou em dois minutos ao local, mas o incêndio já havia se alastrado. Possivelmente quando os populares perceberam o incêndio e acionaram os bombeiros, o fogo já devia ter algum tempo de queima. Os proprietários da residência não se encontravam em casa no momento do sinistro.

Para o apoio, foram acionadas mais duas guarnições de combate a incêndio, sendo o 2º Socorro do Quartel Central e o Socorro da Messejana, um tanque de 12 mil litros do Quartel Central, uma guarnição de busca e salvamento do Batalhão de Busca e Salvamento, (BBS) uma ambulância tipo Resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e o Coordenador de Operações e cerca de 30 bombeiros militares trabalharam no sinistro.

Após cerca de 5 horas de combate, o incêndio foi debelado e o rescaldo foi finalizado por volta das 13 horas. A edificação apresentou rachaduras e a defesa civil do município foi acionada para o local. A estrutura foi condenada formalmente pela Defesa Civil do município de Fortaleza, por conta da questão de segurança, a parte final do rescaldo foi concluída externamente pelas guarnições do CBMCE.

O esforço foi concentrado para que o incêndio não se propagasse para outras residências próximas ao local. “Não houve vítimas. Considerando a carga de incêndio elevada e o tempo de combate e carga de extinção utilizada, estamos classificando este incêndio de média proporção”, ressaltou o major Diógenes, coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros.