Bombeiros de Iguatu resgatam vítima e debelam incêndio em residência

29 de julho de 2019 - 15:40 # # #

A guarnição de serviço da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia/4ºBBM), quartel de Iguatu, foi acionada por populares por volta das 9h35min, desse domingo (28), para atender a uma ocorrência de incêndio num gás liquefeito de petróleo (GLP). Os bombeiros debelaram as chamas na cozinha de uma residência, na Rua Valmir Nogueira, bairro Fomento, em Iguatu, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21).

Foram acionados dois socorros, busca e salvamento, equipe composta pelo subtenente Menezes e soldado Renato, na viatura AS-29 e, combate a incêndio, equipe composta pelo subtenente Éder, subtenente Cleto e cabo José Diego, na viatura ABT 48. Os profissionais levaram menos de dez minutos para chegar ao local. No imóvel, os bombeiros se depararam com o gás de cozinha em chamas.

O incêndio foi combatido e debelado por meio de uma linha direta com mangueira e esguicho de uma e meia polegada e foi utilizado cerca de quinhentos litros de água. A proprietária da casa tentou combater o incêndio e sofreu queimaduras leves. A vítima foi encaminhada pela guarnição, depois de prestados os primeiros socorros, ao Hospital Regional de Iguatu. A suspeita é que o fogo tenha sido causado devido a um vazamento de gás, e, quando esta foi utilizar o fogão para esquentar uma água para dar um banho numa criança, incendiou.

Dica de segurança

O código de segurança e pânico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) prevê que o gás liquefeito de petróleo (GLP) deve ser instalado fora da residência.Conforme Norma Técnica Nº 007/2008, que versa sobre a manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de gás liquefeito de petróleo, o local que armazene cinco ou menos recipientes transportáveis de GLP, com capacidade nominal de até 13 kg de GLP cheios, parcialmente utilizados ou vazios para consumo próprio, devem ser observados os seguintes requisitos:

a) possuir ventilação natural;

b) estar protegido do sol, da chuva e da umidade;

c) estar afastado de outros produtos inflamáveis, de fontes de calor e faíscas;

d) estar afastado no mínimo 1,5 m de ralos, caixas de gordura e esgotos, bem como de galerias subterrâneas e similares.