Corpo de Bombeiros do Ceará utiliza câmera térmica em incêndios

15 de julho de 2019 - 17:06 # # # #

Em incêndios ocorridos nos bairros da Parquelândia e Vila Velha, na semana passada, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) utilizou uma câmera térmica, em fase de testes, que auxilia no combate a incêndio, oportunizando maior eficiência no combate, maior segurança para os militares e as vítimas, além de um menor consumo de água. A câmera térmica permite o reconhecimento do local, ao mesmo tempo em que há maior segurança ao bombeiro militar e agilidade na busca por vítimas.

O instrumento é de fácil visualização de pontos de focos ou calor, que podem gerar reignição, e, por conseguinte, novos incêndio. O equipamento também contribui no rescaldo e aumenta a eficácia na utilização da menor quantidade de água para debelar o incêndio.

Além desses usos em ocorrência, quando em instrução, ela se torna uma ferramenta técnica de precisão capaz de indicar com antecedência o momento exato que o cômodo entrará em “flashover”*, ou seja, quando ocorre a generalização do incêndio na sua temperatura máxima e todo o ambiente fica em chamas. “Este momento sendo captado pela câmera térmica gera dado científico, que contribui na pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas e estratégias preventivas e no combate a incêndio mais eficaz, seguro e econômico”, ressalta o primeiro tenente Dávio, instrutor de combate a incêndio do CBMCE.

Sobre a câmera térmica

A câmera térmica é infravermelha, regulada inclusive pelo Exército Brasileiro, robusta e confiável, projetada para funcionar em condições extremamente severas. Certificada pela norma da NationalFireProtectionAssociation – NFPA (Associação Nacional de Proteção contra Incêndio), instituto norte-americano de normas para atividade de bombeiro. Ela pode armazenar centenas de imagens estáticas, podendo também gravar e armazenar arquivos. Os vídeos podem ser úteis para análise posterior (debriefing) e são ideais para fins de operações reais, treinamento e perícia.

*O termo flashover foi introduzido pelo cientista britânico P.H. Thomas, nos anos 1960, e foi usado para descrever a teoria do crescimento de um fogo até o ponto onde se torna um incêndio totalmente desenvolvido.