Palestra sobre a operação de Brumadinho encerra I Seminário Estadual de Bombeiros do Ceará

4 de julho de 2019 - 18:39 # # # #

Nesta quarta-feira (3), o impactante relato do coronel Edgard Estevo da Silva, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sobre a operação de busca e resgate que se estende há mais de 160 dias em Brumadinho encerrou com chave de ouro o I Seminário Estadual de Bombeiros promovido pelo CBMCE, no auditório da Universidade do Parlamento do Ceará (Unipace).

Com riqueza de detalhes, o coronel, que esteve desde as primeiras horas no local onde 270 pessoas morreram soterradas por um mar de dejetos de mineração, explicou como tem sido a operação mais prolongada já realizada no âmbito dos corpos de bombeiros do Brasil. “Semanalmente, nos reunimos com familiares dos que continuam desaparecidos. Recebemos muitas demonstrações de gratidão, desenhos de crianças com mensagens de agradecimento por não termos desistido dos pais delas… É o que nos move a continuar até agora!”, explicou o comandante.

A abordagem foi a culminância de dois dias de palestras e rodas de discussão sobre questões técnicas, operacionais e gerenciais pertinentes ao universo de atuação dos bombeiros. “Foi a primeira vez na história do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará que tivemos um evento nesse formato, voltado para a capacitação e a atualização dos nossos militares, bem como dos civis interessados, em todas as áreas de atuação da Corporação ao mesmo tempo. Na nossa avaliação, foi um sucesso!”, explica o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do CBMCE.

Desde terça-feira (02), passaram pelo auditório principal o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, cujo trabalho de aplicação da tecnologia no âmbito da segurança pública tem se tornado referência nacional; o capitão da Polícia Militar de São Paulo, Ronaldo Possato, especialista com formação internacional em Mergulho de Segurança Pública; o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Benício Ferrari Júnior, uma das maiores referências do Brasil em Técnicas de Combate a Incêndio; a médica Júnia Shizue Sueoka, do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; e o major do CBMCE, Rômulo César Correia Sales, especialista com formação internacional em altura e espaço confinado.

Paralelamente, diversos militares do CBMCE faziam abordagens em grupos menores, trazendo recortes atualizados sobre suas áreas de especialização.