Polícia Militar do Ceará comemora seus 184 anos em solenidade na Capital cearense

24 de maio de 2019 - 19:04 # #

Em solenidade ocorrida nesta sexta-feira (24), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) comemorou seus 184 anos de história. Com a presença da vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, do comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila, e de outras autoridades, homenageados receberam condecorações como forma de agraciar os serviços prestados à gloriosa Corporação.

A comemoração ocorreu no Quartel do Comando Geral da PMCE (QCG), em Fortaleza. Durante a solenidade, oito pessoas foram contempladas com a medalha do Mérito Militar. A condecoração é entregue para distinguir pessoas e/ou entidades civis, militares e policiais civis ou militares, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à Corporação em qualquer campo de atividade. Outra homenagem tradicionalmente concedida é a medalha José Martiniano de Alencar. Neste ano, foram 86 pessoas reconhecidas pelos serviços prestados à PM do Ceará.

O único agraciado com a Medalha do Grande Mérito da PMCE foi o 3º sargento Cícero David de Ouro Preto (94), o policial militar mais antigo da Corporação. Dentre os inúmeros serviços prestados, o militar serviu o Brasil durante a segunda guerra mundial. O sargento foi admitido na PMCE em 7 de novembro de 1951, há 67 anos. A condecoração é destinada a pessoas que venham a contribuir, de forma, altruísta e engajada, à Corporação e à causa da Segurança Pública Alencarina.

Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana, parabenizou a Corporação pelos 184 anos de serviços prestados a população cearense. Em sua fala, a vice-governadora reconheceu a importância da instituição e disse que os militares possuem “todo apoio e empenho do Governo”. A gestora afirmou que os militares devem trabalhar com toda dedicação, principalmente para as classes sociais mais carentes. Izolda Cela finalizou sua fala desejando “a coragem necessária para o enfrentamento da criminalidade”.

O secretario André Costa frisou que a pasta da segurança não mede esforços para garantir aos policiais militares boas condições de serviços. “Diariamente buscamos investir em novos equipamentos para os nossos policiais, sempre objetivando passar confiança e credibilidade para o policial que está na rua”, afirmou. O gestor ressaltou a importância de tratar os servidores com humanidade, pois acredita que o mesmo será feito para a população “Temos o maior cuidado e zelo para que vocês possam realizar o melhor para a população cearense”, disse.

O Coronel Comandante Geral da PMCE, Alexandre Ávila, destacou a importância da instituição para o bem-estar social da população cearense, ressaltando que a corporação continuará firme no propósito de trazer a paz a todo povo cearense. Alexandre Ávila, em sua fala, lembrou da importância de todos os policiais, inclusive os que não estão mais no serviço ativo. “Durante uma comemoração como essa, temos que lembrar dos policiais que já não estão mais na ativa, mas auxiliaram no processo de ensinamento dos que hoje estão no serviço ativo”, afirmou.

Histórico

Em maio de 1835, o presidente da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da Polícia Militar do Ceará. A partir do dia 04 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Seu primeiro comandante foi o tenente do Exército Brasileiro, Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou a instituição do dia 24 de maio de 1835 a 19 de janeiro de 1839.

Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade fim, a Instituição está presente em todo o Estado com suas diversas unidades e subunidades operacionais distribuídas de forma estratégica. Os mais de 23 mil homens e mulheres do efetivo atuam por todos os municípios cearenses para servir e proteger aos conterrâneos e visitantes do Ceará.

Programação de aniversário de 184 anos da PMCE

Até o dia 26 de maio, a Polícia Militar do Ceará promove diversas ações que serão desenvolvidas por ocasião do Aniversário de 184 anos da Corporação, data oficialmente celebrada neste 24 de maio. Serão realizadas atividades esportivas, como o torneio de futebol, passeio ciclístico, circuito hípico, exercício funcional, bem como eventos culturais como apresentações artísticas, retreta da Banda de Música da PMCE, exposição no Shopping Iguatemi, serviços de saúde, eventos religiosos, entre outros. O objetivo desses eventos, além de homenagear a instituição, é aproximar cada vez mais a sociedade alencarina da Polícia Militar do Ceará.

Clicando aqui você confere toda a programação.

184 anos: PMCE divulga programação alusiva ao aniversário da Corporação