Servidores da SSPDS concluem VII Corpas na Bahia

12 de abril de 2019 - 17:04 # # # # #

Três servidores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) concluíram, na tarde desta sexta-feira (12), o VII Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (VII CORPAS). O curso possui o formato EAD semipresencial, com um total de 120 horas/aula. A capacitação, desenvolvida e coordenada pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia (PMBA), é referência no Brasil.

Com o curso, os agentes de segurança aprimoraram seus conhecimentos sobre o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, que vêm sendo utilizados pela SSPDS e seus órgãos vinculados, na realização de ações de prevenção, fiscalização, investigação, inteligência e na produção de imagens audiovisuais.

Cícero Oliveira, cabo da PMCE, lotado na Assessoria de Comunicação (Ascom) da SSPDS, ressalta a importância da qualificação para a realização do seu trabalho. “Ter a oportunidade de participar deste curso é de fato muito gratificante. Com ele, adquirimos conhecimentos técnicos, teóricos e práticos que nos auxiliarão no dia a dia para que possamos fazer o melhor uso das ferramentas que dispomos, sobretudo com segurança tanto para quem opera, como para os outros”, ressalta.

Edmundo Clarindo, soldado da PMCE e assessor técnico da Secretaria, explica que a pasta está implantando o uso de drones para modernizar e trazer agilidade nos mais diversos tipos de ações desempenhadas pela SSPDS e suas vinculadas. “Os drones possuem características que podem facilitar, agilizar e modernizar as ações ofensivas, investigativas e preventivas desempenhadas. Os equipamentos possuem inúmeros benefícios para a segurança, desde que seja observada a sua correta utilização”, destaca.

Para Jefferson Cabral, policial militar lotado na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, a utilização do RPAS nas ações de inteligência policial tem uma grande eficácia. “O equipamento pode ser facilmente implantado no monitoramento ambiental, de trânsito ou de fronteiras, assim como, no acompanhamento de alvos e no apoio a operações policiais. Os Vants se destacam, pois permitem a visualização remota de áreas perigosas, extensas ou de difícil acesso”, explica.

SOBRE O CORPAS

O Corpas é uma capacitação teórica e prática totalmente desenvolvida por profissionais do Graer, que teve o seu currículo aprovado no ano de 2016, por meio de parecer do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da PMBA. O curso possui o formato EAD semipresencial, com um total de 120 horas/aula, divididas entre a fase inicial à distância e a fase presencial final. A base de exigências do presente curso se alinhou com os padrões técnicos de desenvolvimento de conteúdo que são exigidos nos Estados Unidos da América por meio da autoridade aeronáutica daquele país, a Federal Aviation Administration (FAA).

O treinamento compreendeu as disciplinas: Histórico, gestão pela qualidade e atualidades; Teoria de voo e conhecimentos técnicos; Meteorologia aeronáutica; Regulamentos; Segurança de voo e Aeronavegabilidade continuada. Também fizeram parte da capacitação as seguintes atividades: Seminário de apresentação do curso; Estudo dirigido e acompanhamento técnico; Visita técnica ao Graer; Palestra de abertura da fase presencial; Palestra sobre manutenção e controle técnico de aeronaves; Palestra sobre doutrina e operação RPAS; Briefing geral sobre o voo com RPAS; Visita ao DTCEA Salvador: App e Torre; Palestra sobre análise do risco operacional; Palestra sobre captação de imagens com RPAS; Palestra sobre aerofotogrametria com RPAS; Preparação e voo simulado com RPAS; Prática de voo com RPAS; Verificação e proficiência de vôo.