SSPDS apresenta estudo sobre a territorialização das forças de segurança estaduais e municipais

8 de abril de 2019 - 17:05 # # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, se reuniu na tarde dessa sexta-feira (5), com o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, com o objetivo de apresentar o estudo desenvolvido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) sobre as áreas que demandam mais ações do poder público municipal e estadual. Por meio de indicadores e o mapeamento dessas regiões, será possível alinhar ainda mais os programas de territorialização coordenados pela SSPDS e pela Prefeitura de Fortaleza.

Também estiveram presentes no encontro: o secretário adjunto da SSPDS, coronel Paulo Sérgio; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila; e o superintendente da Supesp, Aloísio Lira. Pela Prefeitura de Fortaleza, participaram o secretário Municipal da Segurança Cidadã, Antônio Azevedo; o diretor da Guarda Municipal de Fortaleza, Rômulo Reis; o coordenador de Planejamento Operacional do Conselho Municipal de Proteção Urbana, coronel José Soares; entre outros representantes.

“Apresentamos um estudo científico, que utilizou dezenas de indicadores sociais e também os números dos CVLIs (Crimes Violentos Letais e Intencionais) dos últimos quatro anos. Com isso, conseguimos criar um algoritmo próprio, que será ampliado também para outras cidades do Estado, e que tem a função de definir quais as áreas de maior interesse da segurança pública”, revelou André Costa.

O secretário salientou ainda que a partir de uma análise inteligente dos indicadores criminais, é possível fortalecer o trabalho que hoje é desenvolvido pelo Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) da SSPDS, com as instalações de bases fixas em diversos pontos da Capital; e pelo Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), que são as Células de Proteção Comunitária da Prefeitura. “Alinharemos a atuação das duas iniciativas para um trabalho conjunto da Guarda Municipal com a Polícia Militar e demais forças. Englobando também ações de outras pastas do Estado e da Prefeitura, tendo como prioridade esses territórios”, disse.

André Costa salientou ainda que o diálogo e o trabalho integrado entre Governo e Prefeitura impactarão ainda mais nas reduções dos indicadores criminais. “Foi uma conversa bem produtiva e, com isso, trabalharemos para alcançarmos resultados ainda melhores, principalmente nas reduções dos crimes violentos, como tem ocorrido há mais de um ano em Fortaleza”, finalizou.