Cabo da PMCE é convocado para disputar mundial de futsal pela Seleção brasileira

26 de março de 2019 - 17:59 # # #

Emoção. Esse foi o sentimento do cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Antônio Roberto da Costa Genuca Júnior, destaque do time de futsal do Tiradentes, ao ser convocado para a Seleção brasileira de futsal. A equipe do técnico Anderson Valério participa do Mundial de Futebol de Salão da Associação Mundial de Futsal (AMF) – sucessora da Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa).

Genuca está no quadro da PMCE desde 2010 e atualmente está a serviço do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). No futsal, o goleiro tem passagens destacadas pelos times do Ronda do Quarteirão, da equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da 3ª Companhia de Policiamento de Guarda. Desde dezembro de 2018, defende a meta do “Tigre da PM”.

“A expectativa é de fazer uma boa competição, contribuir positivamente com o grupo e buscar o título, mesmo diante de equipes bem mais consolidadas no cenário mundial. O Brasil está lutando para retomar a hegemonia do esporte, e quero poder ajudar da melhor maneira possível”, disse o goleiro sobre o que espera da competição.

Aos 33 anos, essa é a terceira vez que o arqueiro é convocado para o selecionado nacional. Em 2017, foi chamado para disputar quatro amistosos contra nossa maior rival, a Argentina. Os jogos valeram pelo Desafio Mundialista. Genuca atuou na quarta partida e acabou escolhido o melhor jogador em quadra. Já no ano passado, o goleiro esteve entre os chamados para o Intercontinental de seleções, disputado na Rússia.

No total, 16 equipes participarão da competição, que acontece entre os dias 31 de março e 7 de abril, na cidade argentina de Missiones. A Seleção brasileira está no Grupo A, que tem também Paraguai, Uruguai e Paquistão.

Carreira no esporte

Genuca começou a carreira aos oito anos, no Projeto ABC, no bairro Conjunto Ceará. Passou ainda pelo Ferroviário, onde permaneceu por mais de dois anos e no time do União, do bairro José Walter. Jogou também pelo Ceará Sporting Club, no futebol de campo, entre os anos de 2000 e 2005.

Na corporação foi goleiro na Seleção do Ronda do Quarteirão e na equipe da Polícia Rodoviária Estadual. Jogou também na 3ª Companhia de Policiamento de Guarda. Em 2015, o cabo Júnior disputou dois campeonatos cearenses de Futebol de Salão Original, sendo escolhido um dos 3 melhores goleiros da competição, em 2016. No mesmo ano disputou o I Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futebol de Salão Original pela equipe do Tiradentes. No mesmo ano, mas já atuando no Jurema Futsal, disputou a Taça Brasil. Em 2017 foi campeão cearense de Futebol de Salão Original pelo Jurema Futsal, e foi escolhido o melhor goleiro da competição.