Forças de segurança garantem clima de paz no primeiro Clássico-Rei do ano

11 de março de 2019 - 17:50 # #

Um espetáculo dentro e fora de campo, assim pode ser definido o primeiro Clássico-Rei disputado em 2019. Enquanto os dois maiores clubes do Estado duelavam em busca da vitória, os agentes da segurança pública garantiam, dentro e fora da Arena Castelão, a segurança dos torcedores e cidadãos cearenses. O plano especial de segurança elaborado pela Secretari da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), evitou confronto entre torcidas organizadas e ocorrências graves. O jogo, que ocorreu na tarde de ontem (10), terminou com um empate sem gols.

Ao todo, 571 policiais militares fizeram parte do reforço policial para o jogo, que foi intensificado no entorno do estádio, nas principais vias de acesso ao local e em todos os terminais de ônibus de Fortaleza. Dos 571, 235 PMs atuaram na área interna e os demais na parte externa do estádio. Entre as composições empregadas estiveram unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), além do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE).

Após o jogo, um homem, identificado como Wesley Chaves de Souza (21), foi preso por lesão corporal dolosa. De acordo com informações repassadas por policiais que atenderam a ocorrência, Wesley Chaves teria agredido um funcionário da praça esportiva, sendo contido pelos militares e encaminhado para o 16º Distrito Policial, onde foi autuado. Rojões e bala-clava também foram apreendidos por militares, antes da partida. Os materiais, que estariam com membros de uma torcida organizada, foram apreendidos na Avenida Senador Fernandes Távora, no momento em que os torcedores seguiam para o estádio. Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) também foram registrados pelo uso de drogas.

Atuaram, durante o evento, além da PMCE, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além de outras forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza.

Além do reforço de policiais militares, os torcedores contaram com policiais civis – entre delegados, escrivães e inspetores – no plantão especial do 16º Distrito Policial e no posto avançado de atuação da Polícia Civil, que fica dentro do estádio. Bombeiros militares também estiveram de serviço no local. As viaturas do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) atuaram coibindo poluição sonora no estacionamento interno e nas proximidades da Arena Castelão. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou sobrevôos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos ou ações delituosas.