Colégio dos Bombeiros participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

8 de junho de 2018 - 16:11 # # # # # # #

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) participou, nesta sexta-feira (8), da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica e tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Ao todo, 65 alunos do Fundamental 1, Fundamental 2 e 1º ano do Ensino Médio participaram na Modalidade Teórica da fase única (provas dos níveis 1, 2, 3 e 4) e 1ª Fase (prova nível 5). A próxima fase para o nível 5, ocorrerá em 24 de agosto nos centros regionais.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A OBR ocorre desde 2006 e atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina. Ele classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2017, tivemos mais de 140 mil participantes diretos de todos os Estados brasileiros com mais de 3 mil equipes competindo na modalidade prática do País.

A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

Em 2017, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) foi destaque ao obter cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.