Ações da Operação Passageiro Seguro na AIS 6 resultam nas capturas de dois foragidos da Justiça

5 de junho de 2018 - 18:40 # # # # # #

Duas ações de policiais militares no combate à criminalidade em coletivos que circulam na Capital resultaram nas capturas de dois foragidos da Justiça, nesta terça-feira (5), no bairro Antônio Bezerra, Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6). O primeiro foi abordado quando estava dentro de um coletivo da linha Antônio Bezerra/Parangaba. O segundo desembarcou no terminal de ônibus do Antônio Bezerra, armado com um revólver calibre 38 municiado, e foi preso após tentar fugir dos agentes.

Por volta das 12h20min, denúncias de passageiros do terminal de ônibus do Antônio Bezerra levaram o policiamento do local a realizar uma abordagem a um suspeito, que havia desembarcado de um ônibus portando um revólver calibre 38. O homem foi avistado na entrada do túnel que dá acesso às plataformas do terminal, mas correu com a aproximação dos PMs. De imediato, ele foi alcançado e detido pelos agentes. Ele foi identificado como Paulo Henrique Barbosa Farias (24), com antecedentes criminais por roubo, dano e tráfico de drogas. O suspeito foi conduzido para o 10º Distrito Policial (Antônio Bezerra) e autuado por porte ilegal de arma de fogo.

Mais cedo, durante abordagem a um ônibus da linha Antônio Bezerra/Parangaba, na Avenida Senador Fernandes Távora, no Henrique Jorge, os policiais solicitaram aos passageiros que descessem e se identificassem. Ao verificar os antecedentes criminais de Cícero Albuquerque Amaral (28), foi constatado que ele tem mandado de prisão em aberto por roubo e passagens pelos crimes de furto e roubo. Ele também foi conduzido ao 10º DP para realizar os procedimentos para o cumprimento de mandado.

Leia também: Roubos a coletivos registram maior redução em seis anos após integração entre SSPDS e Sindiônibus

Passageiro Seguro

As ações da Operação “Passageiro Seguro” são desenvolvidas a partir das análises estatísticas relacionadas aos crimes cometidos em coletivos, na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza. Com base nesse diagnóstico, foi possível realizar ações de combate ao crime de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) nos transportes públicos. Por meio destes levantamentos, estratégias diferentes foram implementadas visando intensificar e qualificar as abordagens. O trabalho que vinha sendo realizado nos transportes públicos de Fortaleza e Região Metropolitana, desde fevereiro de 2014, quando teve início a operação “Coletivo Seguro”, foi remodelado e passou a se chamar “Passageiro Seguro”, que tem como um dos focos aproximar ainda mais os profissionais de segurança dos usuários de ônibus, vans e táxis.

Dentro do planejamento da “Passageiro Seguro”, destaca-se o direcionamento de forças de segurança especializadas, como é o caso do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), que também atuam no trabalho de abordagens aos transportes públicos, por meio do Grupo Tático Rodoviário (GPR). O fortalecimento da integração dos órgãos vinculados da SSPDS e as avaliações discutidas no Grupo de Trabalho específico para tratar das abordagens resultaram na redução de 41% no mês de abril de 2018, em comparação ao mesmo período do ano passado. A queda foi de 422 ocorrências diante das 797 de 2017. Essa é a maior redução de roubos a coletivos em seis anos, quando foram registrados 156 casos nos quatro primeiros meses do ano de 2012. Os dados contabilizados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).