Ações de parceiros movimentam a Comunidade do Gereba no mês de maio

4 de junho de 2018 - 19:11 # # # # #

Diversas atividades voltadas aos moradores da Comunidade do Gereba movimentaram o mês de maio, com programação de parceiros que levaram conhecimento e novas perspectivas para o futuro deles. Aulas de educação no trânsito, visita à escola de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entrega de cestas básicas para os moradores, oficina de reciclagem e a continuação de encontros com consultores da Federação Brasileira de Coaching Integral e Sistêmico (Febracis). As atividades fazem parte de uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), e é apoiada por vários parceiros, como a organização não-governamental Fundo de Assistência à Criança (FAC), que desenvolve ações para moradores do Gereba.

O pontapé inicial na programação de atividades do mês de maio foi a formação cidadã de crianças e adolescentes do Gereba, com aulas de educação no trânsito, em visita à escola de trânsito estadual, em Fortaleza. Nos dias 10 e 11, as turmas embarcaram em ônibus até a escola e lá tiveram acesso a atividades com foco na cidadania, educação e acolhimento de crianças, jovens e adultos, em apoio à política de segurança pública e prevenção social. As aulas, palestras e instruções tinham como foco o lado lúdico, com objetivo de trabalhar a conscientização do ser humano relativo ao valor da vida.

A programação foi seguida de uma visita, desta vez, de uma unidade móvel do Detran até a área onde está localizada a sede do posto fixo de policiamento da comunidade. O objetivo da visita foi oferecer palestras sobre educação no trânsito e valorização da vida com os demais moradores. No dia 23, o Detran levou um espetáculo de teatro de fantoches do grupo Comédia Cearense, referência nas artes populares do Estado. A atividade atraiu a atenção de pais e filhos em torno da recriação do clássico “Chapeuzinho no Vermelho”, adaptação inspirada na obra literária do autor Francês Charles Perrault. Nessa nova versão, a Chapeuzinho Vermelho é uma moça de 18 anos que acaba de tirar a carteira de motorista e anda numa motocicleta. Já o caçador é um agente de trânsito, enquanto a vovozinha sofreu dois acidentes por causa do Lobo, que é um motorista infrator. Para encerrar as ações em parceria com o Detran, na última quarta-feira (30), alimentos arrecadados pelo órgão público foram entregues a famílias assistidas pela FAC. A entrega de alimentos também marcou uma homenagem ao superintendente do órgão, Igor Vasconcelos Ponte, e ao gerente do núcleo de Educação, Pesquisa de Projetos do órgão, Fernando Ibiapina Solon Junior.

Crianças, adolescentes, pais e mães que vivem na comunidade do Gereba foram agraciados com uma noite inesquecível com uma apresentação exclusiva da Orquestra Filarmônica do Ceará, no Theatro José de Alencar, no dia 19. O Governo do Ceará, por meio de uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e com apoio de diversos parceiros, levou essas famílias para assistirem a uma apresentação da orquestra conduzida pelo maestro Gladson Carvalho. O evento contou a presença do governador Camilo Santana; da primeira-dama, Onélia Santana; da vice-governadora Izolda Cela; do secretário da Segurança Pública, André Costa; do comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Ronaldo Viana; e do perito geral Ricardo Macêdo. O espetáculo contou a participação de crianças da comunidade, que subiram ao palco para cantar a música “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira. A SSPDS e parceiros contam com a ajuda da população para captar instrumentos musicais para que as aulas de música na comunidade sejam iniciadas. Os equipamentos (violinos, violões e flautas doce) possibilitarão que os músicos ministrem as aulas para a comunidade.

Mais uma parceiro que levou conhecimento e oportunidade aos moradores do Gereba foi a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). No dia 29 de maio, uma oficina voltada para o processo de reciclagem de materiais que iriam ser descartados foi ministrada pelos colaboradores da concessionária de água. A oficina ofereceu aos moradores técnicas de aproveitamento, uso consciente com cooperativismo e geração de renda por meio da utilização dos recicláveis.

Para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e pais da comunidade, os encontros quinzenais de coaching deram continuidade este mês. A iniciativa proporciona aos participantes lições para desenvolver seus potenciais e abre novos cenários para transformar a vida dos moradores da comunidade. As sessões são ministradas por profissionais da área de coaching da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis) e são realizadas na sede da FAC.