Comunidade do Gereba recebe serviço de Mediação Itinerante durante o mês de abril

2 de abril de 2018 - 19:24 # #

Em continuidade às ações sociais realizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e órgãos parceiros, no Grande Jangurussu, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), os moradores da comunidade do Gereba terão a oportunidade de solucionar pequenos conflitos por meio do projeto Mediação Itinerante, que teve inicio na manhã desta segunda-feira (2), e vai permanecer durante todo mês de abril. A iniciativa ocorre em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e tem como objetivo ofertar serviços à população e aumentar a proximidade entre cidadãos, forças de segurança e demais entidades participantes.

A mediação é uma forma de resolver conflitos, de caráter informal, baseada no diálogo, onde um terceiro, chamado mediador, facilita a comunicação e estimula as partes a chegarem em um entendimento. De acordo com o supervisor do Núcleo de Mediação Itinerante do MPCE, Joseni Gomes, a grande missão é fazer com que a comunidade compreenda que todos os problemas podem ser resolvidos por meio do diálogo, trazendo um ambiente de paz e colaboração. “Queremos trazer uma cultura de resolutividade de conflitos por meio da conversa e do debate, sem a necessidade de violência ou processos judiciais”, ressalta.

Os atores principais são as pessoas que estão em conflito. Essas terão a responsabilidade de juntas construírem ou não um acordo, pautando-se na boa-fé e no respeito mútuo, vindo a decidirem, entre si, o que é melhor para as suas vidas. José Martins (50), morador da comunidade, procurou a mediação itinerante para resolver alguns problemas pessoais. O homem ficou feliz em ter a solução para algumas pendências que vinham tirando sua paz por muitos anos, tão perto de casa. “Fico muito feliz em ver esses e outros serviços sendo ofertados na comunidade”, afirma José.

A Mediação Itinerante é um núcleo móvel onde se realizam as mediações de conflitos. O veículo é instalado pelo Ministério Público do Estado do Ceará – temporariamente – em uma comunidade, sociedade, região ou cidade, visando promover a pacificação social, o fortalecimento das bases comunitárias, prevenção e solução de conflitos, promovendo uma maior responsabilidade e participação da comunidade na solução de seus conflitos, abrindo novos caminhos para uma transformação sociocultural. “É uma ação de prevenção e fomento à cultura de paz e resolução de conflitos, em busca da pacificação desse território”, ressalta o Tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador de Defesa Social da SSPDS.

Conflito familiar, de vizinhança, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, cobrança de dívida, conflito de apropriação, injúria, calúnia, difamação, conflito do consumidor, escolar, societário, de imóvel e trabalhista podem ser resolvidos por intermédio da Mediação Itinerante. A ação ocorrerá durante todo o mês de abril, nos dias de segunda, quinta e sexta-feira, entre 9 horas e 11h30min, na sede da ONG Fundo de Apoio Comunitário (FAC).

Trabalho continuado

A comunidade localizada dentro do bairro Passaré ganhou, desde o fim de novembro do ano passado, reforço no policiamento local, com patrulhamento ostensivo intensificado e contínuo, ao mesmo tempo em que diversas ações sociais estão sendo desenvolvidas para propiciar oportunidades para as famílias que residem na área. As ações contam com a colaboração de parceiros, como a Prefeitura de Fortaleza, associações sem fins lucrativos e entidades privadas. A integração entre os parceiros tem possibilitado aos moradores uma nova perspectiva para o futuro.

Outro projeto pioneiro que foi oferecido para a comunidade é o de coaching, que apresenta novos caminhos para transformação da carreira profissional e da vida pessoal de moradores da comunidade do Gereba, situado na área do Grande Jangurussu, em Fortaleza. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e mães da comunidade.

Com a contribuição dos parceiros já foi possível fazer a instalação de novos postes de iluminação pública e demolir imóveis abandonados, que serviam para a prática de atividades delituosas na comunidade. Simultaneamente, equipamentos da SSPDS, como a Plataforma de Observação Elevada (POE), o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), a Delegacia Móvel da Polícia Civil e dois postos fixos de policiamento foram implantados na área – uma na Comunidade do Gereba e outro na Babilônia. O uso dos equipamentos faz parte de uma série de ações que estão sendo implementadas pela SSPDS nas duas comunidades.

Iniciativas de outros parceiros estão em andamento, como é o caso dos times do Ceará e do Fortaleza, que se uniram à Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) para levar escolinhas de futebol para as duas áreas. O convênio com os clubes é direcionado para fortalecer e dar oportunidade para as práticas esportivas nas comunidades carentes com a implantação de núcleos desportivos e doação de materiais esportivos, como coletes, uniformes e bolas. A iniciativa integra o Pacto por um Ceará Pacífico, que prevê ampliação do programa para outras comunidades da Capital.

Os moradores da comunidade do Gereba também tiveram a oportunidade de emitirem documentos no Balcão da Cidadania, que permaneceu durante dois dias na região. A iniciativa ocorreu conjuntamente a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) do Governo do Estado do Ceará e teve como objetivo ofertar serviços à população e a aumentar a proximidade entre cidadãos, forças de segurança e demais entidades participantes.