SSPDS e Associação Cearense de Humor se unem em ações voltadas à comunidade

23 de março de 2018 - 15:24 # #

Há gostos e paixões que nos unem e um deles é o humor. Essa característica forte na personalidade dos cearenses será mais uma aliada das iniciativas utilizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para a promoção da paz nas comunidades. A pasta levará humoristas da terra da luz, inicialmente, para a Babilônia e o Gereba, no grande Jangurussu – Área Integrada de Segurança (AIS 03). Em reunião realizada na sede da SSPDS, na tarde ontem (22), o secretário André Costa comandou o primeiro diálogo com profissionais da área, bem como com policiais militares. Além disso, o encontro dessa quinta-feira marca os planejamentos para uma campanha, que visa a conscientização contra os trotes feitos a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Estiveram presentes os humoristas Lailtinho Brega, Luana do Crato, Marmita e Mastrogilda, que expuseram suas experiências quando se trata de levar humor às comunidades. Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), compareceram o comandante geral da corporação, coronel Ronaldo Viana; o coronel Fernando Albano, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC); o tenente coronel Weberton Gomes, comandante da AIS 03; entre outros profissionais de segurança que atuam no policiamento ostensivo na região da Babilônia e Gereba.

“O humor é da nossa cultura, está no nosso sangue e isso nos une. É mais uma força que empregaremos no trabalho continuado dentro dessas duas comunidades. Essa iniciativa se une a algumas que já estão em andamento, como a que ocorre em parceria com a Orquestra Filarmônica, que levará aulas de música para os moradores; e os times do Ceará e do Fortaleza, que se uniram para levar escolinhas de futebol para as duas áreas. Já realizamos também um projeto pioneiro de coaching, com os profissionais da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis). Além dos projetos sociais, nesta semana, iniciamos as etapas de urbanização na comunidade do Gereba, junto a Prefeitura de Fortaleza. Nosso trabalho é ir além de ações policiais, e mostrar que segurança pública é feita com a participação de todos”, ressaltou André Costa.

Campanha contra trotes

Na reunião, também foi abordado um tema importante para as forças de segurança e população: o trote. No ano de 2017, a Ciops recebeu 916 mil ligações com esse teor. Baseado nisso, SSPDS e Associação Cearense de Humor se uniram para promover uma campanha de conscientização no combate a esse tipo de ação criminosa. O foco são principalmente crianças e jovens, nas escolas, e serão realizadas a partir dos mapeamentos feitos pela Coordenadoria.