Corpo de Bombeiros e AECIPP lançam Plano de Auxílio Mútuo do Complexo do Pecém

15 de junho de 2018 - 17:45 # #

O CBMCE e a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) lançaram, na manhã desta sexta-feira (15), o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O evento contou com a presença de representantes das duas instituições e de 35 empresas do CIPP.

“Hoje, nós realizamos um marco na segurança do Complexo do Pecém. O Corpo de Bombeiros já possui um quartel aqui (no CIPP), mas agora começamos a dar os passos iniciais para algo muito maior: o Plano de Auxílio Mútuo (PAM). A partir do Plano, todas as empresas do Complexo do Pecém passarão a contar com o auxílio necessário em caso de grandes ocorrências. Nós sabemos que o CIPP possui um conjunto de empresas que lidam com materiais de risco elevado e todos os esforços que serão demandados pelo Corpo de Bombeiros e pelas empresas do Complexo do Pecém servirão para que possamos garantir as riquezas produzidas aqui e, acima de tudo, garantir a segurança dos trabalhadores e das comunidades que moram no entorno do CIPP. O PAM vem exatamente para isso: agregar todas as empresas e garantir que possamos atuar juntos para lograr êxito em qualquer tipo de problema”, explica o coronel Luís Eduardo Soares Holanda, coordenador de atividades técnicas do CBMCE.

O PAM é uma iniciativa que visa atuar de forma permanente com planejamento, conscientização e treinamento nas empresas com o objetivo de diminuir o tempo de resposta e minimizar as perdas e danos em qualquer tipo de emergência dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

“O Plano tem uma importância significativa para as empresas que estão dentro do Complexo. Nós temos, atualmente, cerca de 50 empresas operando dentro do CIPP e sob a liderança do Corpo de Bombeiros, nós temos a certeza de que conseguiremos desenvolver um Plano de Auxílio Mútuo de excelente referência que atenda a todas estas empresas. Cabe destacar que o Plano irá atuar, principalmente, na prevenção, capacitação e qualificação dos trabalhadores, das indústrias e das comunidades do entorno do Complexo. O olhar tem que ser voltado para estes três principais atores para que se possa buscar as melhores soluções para a prevenção de incidentes”, destaca o presidente da AECIPP, Ricardo Parente.

O CIPP é o segundo local do Ceará a dispor de um PAM – o primeiro foi o Porto do Mucuripe. O plano é uma ação sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, municípios, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil da região, por meio de suprimentos e manutenções diversas, bem como apoiar as atividades do Corpo de Bombeiros em casos de acidentes ou tragédias.