Bombeiros treinam como novo equipamento para incêndio florestal

19 de abril de 2018 - 17:47 # # #

A Célula de Logística (Celog) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) promoveu, nesta quarta-feira (18), uma capacitação para uso dos novos soprovarredores com bombeiros dos quartéis de Canindé e Sobral. Os militares se deslocaram até Fortaleza para participar do treinamento com o equipamento adquirido recentemente pela corporação, na sede da Celog. Os instrutores foram os tenentes Rafael, da Celog, e Alberto, do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do CBMCE.

“Por determinação do coronel comandante-geral, as unidades do interior que irão receber este equipamento devem ligar para o comandante do Núcleo de Bombeiros do Interior para agendar treinamento na Celog com os novos equipamentos”, explica o tenente-coronel Valdênio Goiana Melo, comandante da Celog.

O soprovarredor é um equipamento utilizado para combate direto a incêndios florestais. Ele pode é composto de um motor de combustão interna, com capacidade de 1,4 litro de combustível, com fluxo de ar de 1.720 m³/h e velocidade do ar de 90 m/s. Pode ser usado tanto para dispersar material combustível, como folhas, quanto para abafar diretamente o fogo, lançando uma forte corrente de ar sobre as chamas.