Profissionais de segurança concluem Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio

12 de julho de 2019 - 18:13 # # #

Encerrou, nesta sexta-feira (12), o Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A capacitação, de 40 horas/aula, aconteceu entre os dias 8 e 12 de julho e teve o objetivo de formar guardiães da vida (gatekeepers) e interventores em tentativa de suicídio.

O treinamento contou com instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ); do Setor de Psiquiatria do Hospital Geral do Exército de Fortaleza e do Instituto DimiCuida, entre outros especialistas.

Vinte e três profissionais concluíram o curso, sendo oito bombeiros militares do estado do Ceará; dois bombeiros militares do estado do Rio Grande do Norte; oito policiais da PMCE; um policial civil do Ceará; um perito criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); um profissional da Aesp, um da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e uma profissional do Centro de Atenção Biopsicossocial da SSPDS. Agora, todos estão habilitados para realizar intervenções baseadas em escuta, diálogo, e utilizarem o sistema de comando de incidentes em casos de tentativa de suicídio.