Alunos do Curso de Operações Táticas Rurais passam por treinamento de sobrevivência

8 de setembro de 2021 - 17:42 # # # #

Os alunos do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar), promovido pela Academia Estadual de Segurança (Aesp), participam até o próximo dia 13 de setembro de instruções de sobrevivência. Essa é a etapa do treinamento em que os alunos são imersos em ambiente de caatinga, bioma que cobre 60% do território do Nordeste brasileiro, sendo predominante na zona rural cearense. Ou seja, esse é o ambiente em que os policiais lotados na 1ª Companhia do 4º Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi/Cotar) da Polícia Militar do Ceará se deparam no desenvolvimento de suas missões.

De acordo com a coordenação do curso, é nesta disciplina que é apresentada aos policiais, de forma didática, a riqueza da diversidade vegetal e animal do ambiente, mostrando as possibilidades de obtenção de alimento e água, aproximando-os da vivência rural enfrentada pelo sertanejo, habitante natural da caatinga.

 

“Os alunos são levados a colocar os conhecimentos em prática, buscando sentir os efeitos reais da aclimatação, desenvolvendo atividades necessárias para sobrevivência como construção de abrigos, obtenção de água, fogo e alimento, tornando o policial um operador capacitado e mentalmente preparado, capaz de sobreviver em condições extremas de emergência, enfrentando as dificuldades da fadiga, da fome e da sede. Assim vai se formando um guerreiro de caatinga”, explicou o coordenador do curso e comandante da 1ª Cia-Cotar/Bepi, capitão PM Francisco Edilson Brito de Sousa.

Esta é a 8ª edição do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar) promovido pela Aesp, e atualmente, 28 alunos permanecem no curso, sendo 26 policiais militares, um policial civil e um policial penal.

Leia Mais: