PMCE é acionada pelo Nuvid para dispersar pessoas que descumpriam decreto de isolamento

25 de maio de 2020 - 17:32 # # # #

As câmeras monitoradas pelos operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) têm ajudado os profissionais da segurança pública durante a rotina de trabalho. Mais uma vez, elas auxiliaram na dispersão de pessoas que estavam descumprindo o decreto de isolamento social. A ocorrência foi registrada, na noite desse sábado (23), no bairro Passaré – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). O Nuvid faz parte da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Por volta das 20 horas, os operadores do Nuvid visualizaram o movimento de pessoas próximo a uma quadra de esportes e acionaram uma viatura da PMCE que patrulhava pela região. No local, um professor estava dando aulas de artes marciais a alguns alunos, e havia outras pessoas ingerindo bebida alcoólica. A equipe realizou uma abordagem educativa e conversou com o responsável pelas aulas sobre a importância do cumprimento do decreto estadual.

Diante disso, as pessoas foram orientadas sobre as medidas que têm o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e foram para as suas casas. Desde a última quinta-feira (7) até as 8 horas desta segunda-feira (25), órgãos de segurança, trânsito e fiscalização estaduais e municipais já atenderam 2.633 ocorrências. Desse número, 1.766 chamados atendidos foram por aglomeração de pessoas, 702 referentes a comércios abertos e 165 ocorrências atendidas por descumprimento de proteção individual.

Durante as diligências, as pessoas são abordadas e orientadas sobre a importância do isolamento social. Caso o cidadão insista em descumprir o decreto estadual, ele é conduzido para uma delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde poderá ser autuado no crime previsto no artigo 286 do Código Penal Brasileiro, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.