Batalhão de Busca e Salvamento do CBMCE comemora 25 anos de bravura e dedicação ao povo cearense
11 de julho de 2025 - 14:14 #Batalhão de Busca e Salvamento #CBMCE #Comemoração #Homenagem #Vidas alheias e riquezas salvar
Texto: Helena Ximenes / Ascom SSPDS Arte: Leadro Vagner / Ascom SSPDS
Referência nacional em operações de resgate, o BBS do CBMCE celebra conquistas em mais de 4 mil atendimentos apenas no primeiro semestre de 2025.
Honrando o lema do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), “Vidas alheias e riquezas salvar”, o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), que é especializado em busca, resgate, salvamento, mergulho e instrução, comemora nesta mês de julho, os 25 anos de serviços prestados à população cearense. Em alusão a data, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) celebra a importância e o papel desse batalhão que é sinônimo de segurança e integridade.
O serviço de salvamento existe no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) desde sua fundação, em agosto de 1925. Porém, com o aumento das ocorrências e com o crescimento urbano, no ano de 1966, foi criado um Pelotão Especializado nesta área, o então Serviço de Salvamento e Proteção (SSP), mais tarde renomeado de Seção de Busca e Salvamento (SBS), subordinada ao comando do 1º Grupamento de Incêndio.
Já consolidados como sinônimo de proteção ao povo cearense, em maio de 1998, deu-se início à construção do novo prédio do então SBS, na Av. Presidente Castelo Branco, em Fortaleza. O prédio, erguido com a ajuda dos componentes da SBS, foi inaugurado no dia 4 de julho de 2000, quando a Seção passou a ser o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Mais tarde, com a nova Lei de Organização Básica do CBMCE, o Grupamento passou a se chamar Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), hoje formalmente conhecido como Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).
“Quando o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) foi criado, existia apenas uma companhia, a companhia de salvamento, responsável por todas as ocorrências de busca e resgate no meio aquático, aéreo e terrestre”, afirmou o capitão BM, comandante da 1ª Companhia de Busca e Salvamento (1ª CBS/BBS – Moura Brasil), Gerdean Melo.
De acordo com o capitão, durante os últimos 25 anos, o BBS passou por diversas superações, mas uma das suas maiores conquistas foi ter criado companhias especializadas em cada área de atuação, sendo elas a 1ª Companhia de Busca e Salvamento (1ª CBS/BBS – Moura Brasil), a 2ª Companhia de Busca e Salvamento (2ª CBS/BBS – Cambeba) – fundada em 2015, a 1ª Companhia de Busca com Cães (1ª CBCães/BBS – José Walter), criada em 2017 e a 1ª Companhia de Mergulho de Resgate (1ªCMR/BSMar – Moura Brasil), formada em 2020.
“Na parte de salvamento em ambientes terrestres e aéreo quem atua são as companhias de salvamentos. Na busca de pessoas perdidas ou achado de cadáveres em ambientes inóspitos, a companhia de cães é responsável; já nas ocorrências que envolvem vítimas ou materiais submersos em água temos a companhia de mergulho, e nas ocorrências de vítimas em afogamento tínhamos os guarda-vidas que antes eram vinculados ao BBS e hoje são vinculados ao Batalhão de Salvamento Marítimo (BSMar)”, destaca o capitão Gerdean Melo.
Nestes 25 anos, o Batalhão esteve preparado para lidar com diversas ocorrências registradas no Estado, entre essas, o capitão Gedean destaca o acidente do ônibus da Itapemirim, ocorrido em 2004, e o desabamento do edifício Andrea, em 2019. Além disso, recentemente o BBS participou de alguns desastres em âmbito nacional, como os que ocorreram em Mariana, Brumadinho, Petrópolis e por último no Rio Grande do Sul, em 2024.
Devido a sua estrutura, o treinamento, as técnicas e a dedicação dos militares que compõem o BBS, o batalhão é também destaque nacional a nível operacional, “em todos os cursos do batalhão sempre vem militares de outros estados, de outras instituições com o intuito de absorver os conhecimentos e a vivência partilhadas nas nossas companhias tornando-se assim referência no nosso estado e no Brasil”, orgulha-se o comandante.
BBS realiza mais de 4 mil ocorrências em 2025
Entre janeiro e junho de 2025, o BBS atendeu cerca de 4.659 ocorrências das mais variadas naturezas. O capitão Gedean destaca que as principais ocorrências que o BBS atende são referentes às capturas e resgates de animais. “Essas ocorrências são o carro-chefe hoje do Corpo de Bombeiro, bem como do nosso Batalhão. Além dessas ocorrências, o BBS atendeu inúmeras outras, como achado de cadáver, vítima presa em ferragem, vítima presa em elevador, vítima presa em plano elevado através de cordas ou em cima de casa, corte de árvores, não só as que estão em risco de quedas como já caídas dentro de casas ou em vias públicas. Assim, os militares do Batalhão que são preparados e tem os materiais adequados vão resgatar e ajudar o solicitante cearense”, finaliza.
>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.