Corpo de Bombeiros reforça dicas de cuidados a serem tomados com abelhas

23 de março de 2025 - 12:32 # # #

As abelhas são insetos que apresentam importante papel ecológico, sendo responsáveis pela polinização de várias espécies de plantas, e estando presentes em vários locais urbanos. Além da sua função ambiental, elas também são conhecidas pela produção de mel e por atacarem quando sentem sua colmeia ameaçada. Por isso, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), oferece dicas de cuidados a serem tomados com abelhas.

O que fazer se for picado por uma abelha?

O aparecimento de enxames temporários de abelhas em árvores, sofás velhos e forros de casas, é comum na primavera e no verão, quando as colmeias mais populosas atacam por qualquer tipo de perturbação, como ruídos, odores fortes, tremores, vibrações e movimentos rápidos que chamam a atenção das abelhas. Logo, não devemos nos aproximar ou incomodar as abelhas, aguardando sua partida natural.

De acordo com o tenente coronel BM Landim, comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) do CBMCE, em situações de ataque, é crucial fugir, correndo rapidamente da colmeia em movimento “zig-zag”, sem fazer barulho.

Após o ataque, deve-se aplicar bolsas de gelo no local das picadas para diminuir o inchaço e procurar atendimento médico de emergência. Em casos de sintomas como queda de pressão, falta de ar, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo ou outros, a vítima deve se dirigir imediatamente a um hospital. Vale lembrar que pessoas alérgicas devem redobrar os cuidados.

Como acionar o CBMCE?

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.