SSPDS inicia a formação da primeira turma de brigadistas de incêndio do CISP

19 de agosto de 2024 - 15:37 # # # #

Teve início, nesta segunda-feira (19), o Treinamento de Prevenção de Acidentes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O evento realizado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep/ SSPDS), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), teve 25 servidores e colaboradores inscritos e formará a primeira turma de brigadistas de incêndio do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

O curso é uma exigência legal para todas as edificações, sejam elas públicas ou privadas. No caso das repartições públicas, a instrução dos funcionários é realizada por bombeiros militares, que repassam conhecimentos básicos sobre combate à incêndio, salvamento, primeiros socorros e controle de pânico. O objetivo é dirimir danos causados por acidentes no ambiente de trabalho até a chegada da ajuda especializada.

“Quem quer ajudar, sempre dá um passo à frente. E o primeiro aprendizado é acreditar que cada um de vocês, como brigadistas de incêndio, farão a diferença”, ministrou o instrutor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE, subtenente Reginaldo Ximenes. Ainda conforme o instrutor do Treinamento de Prevenção e Acidentes, o curso é válido por dois anos e ainda contempla definições hierárquicas e de funções dos futuros brigadistas.

Com carga horária de 20h/ aula, o Treinamento de Prevenção de Acidentes da SSPDS segue até a próxima sexta-feira (23) e contempla ainda uma avaliação teórica e uma aula prática. Ao final do curso, os participantes definirão o coordenador-geral, os chefes e os líderes da primeira Brigada de Incêndio do CISP. Além disso, o grupo definirá os integrantes das equipes de apoio, combate à incêndio, primeiros socorros, salvamento e controle de pânico.