SSPDS e Secretaria dos Povos Indígenas reafirmam compromisso com a segurança dos povos originários

9 de julho de 2024 - 19:07 # # # #

Fotos: Denilson Araújo / Ascom SSPDS

Dando continuidade aos debates da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com as secretarias de Estado transversais à Segurança Pública, o gestor da pasta, Roberto Sá, se reuniu com a secretária Juliana Alves, da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince). O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (09), na sede da SSPDS, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Durante o encontro, foram debatidas pautas em comum entre as duas secretarias, como o início do Grupo de Trabalho Institucional, que foi criado após a assinatura do termo de cooperação técnica entre as duas secretarias; a construção de um painel de monitoramento dinâmico dos crimes cometidos contra os povos e comunidades indígenas do Estado do Ceará; e  atuação do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em áreas demarcadas pela Sepince.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, reforçou a importância do debate entre as secretarias para garantir a segurança de todos os cearenses e, em especial, os povos indígenas. “É essencial que nós, que tratamos diretamente das ações de segurança pública, possamos ouvir as demandas trazidas por todas as secretarias que trabalham com públicos específicos, como os povos originários, pois assim podemos direcionar nossas ações e os nossos esforços de forma cada vez mais eficaz. Então, agradeço o encontro com a secretária Juliana, que me apresentou as demandas dos povos indígenas com relação à segurança pública e o trabalho que vem sendo realizado por sua secretaria”, destacou Roberto Sá.

“Saímos dessa reunião mais empolgados ainda em trabalhar em prol da Segurança Pública. Não somente dos nossos indígenas, mas de todo o povo cearense. É importante ressaltarmos essa parceria que vem se construindo ao longo desse ano de 2024. Na reunião, já fizemos tratativas importantíssimas. O secretário Roberto Sá, com muita maestria, com muita humildade, nos recebe para continuarmos as ações voltadas para a Segurança Pública dos territórios indígenas, no que diz respeito ao termo de cooperação técnica, além da ampliação do Copac dentro dos territórios e a outras demandas voltadas a esse público”, destacou a secretária da Sepince, Juliana Alves.

Além dos secretários de estado da Segurança Pública e do Povos Indígenas, estiveram presentes na reunião a chefe de gabinete, Eveline Rocha; a coordenadora de políticas públicas, Rosa Pitaguary, da Secretaria dos Povos Indígenas; e o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel Cristiano Lins.