Bombeiros militares apagam incêndio em monturo no município de Maracanaú

6 de maio de 2024 - 14:17 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 2º Batalhão Bombeiro Militar (1ª Cia/2ºBBM ), debelou um incêndio em monturo (local onde é depositado lixo) no bairro Santo Sátiro, em Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado.

Na manhã desse domingo, os bombeiros foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para apagar chamas em um monturo, proveniente de restos de plástico e isopor. Imediatamente, a equipe se deslocou até o endereço indicado e debelou o fogo.

Balanço

Conforme o balanço da corporação, nos primeiros quatro meses deste ano, o Corpo de Bombeiros combateu 225 incêndios em monturo. O resultado representa um aumento no atendimento desse tipo de ocorrência de 15,38% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril de 2023, o CBMCE apagou 195 incêndios em monturo, no Ceará.

Afinal, o que é um incêndio em monturo?

Incêndio em monturo é um termo usado para descrever um incêndio que ocorre em um monte de lixo, ou entulho acumulado. Geralmente, o monturo é formado por resíduos sólidos descartados inadequadamente, como restos de construção ou resíduos urbanos não coletados.

A Lei

Conforme o artigo 54 da Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, incêndio em monturo é crime. “Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena — reclusão, de um a quatro anos, e multa”.

Alerta

A orientação do CBMCE é jamais queimar lixo ou resíduos, especialmente em áreas abertas e terrenos baldios. Isso porque o fogo pode se alastrar rapidamente e causar incêndios de grandes proporções. Também é preciso estar atento ao descarte correto de pontas de cigarros e jamais descartá-las em vegetação, ou locais secos.

Também é importante manter sempre limpa e organizada a vegetação próxima às residências, realizando a poda adequada de árvores e arbustos, removendo galhos secos e folhas acumuladas. Em caso de incêndio, a orientação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

Com informações da Ascom do CBMCE.