Polícia Civil promove exposição celebrativa de seus 216 anos com automóveis, realidade virtual, espetáculos infantis e serviço em shopping da Capital

22 de abril de 2024 - 15:22 # # #

 

Para celebrar seu aniversário, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou a exposição “Polícia Civil do Ceará: 216 anos promovendo justiça, protegendo a sociedade e cuidando das pessoas”, que aconteceu no sábado (20) e no domingo (21), no Shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza.

A exposição resgatou e apresentou o processo histórico da PCCE, sendo a instituição mais antiga entre as Forças de Segurança do Ceará. No espaço, o público conferiu a história da Polícia Civil, com a exibição de fotos da rotina dos policiais civis e das operações deflagradas no Ceará e em outros estados. A exposição contou com a evolução histórica da Polícia Civil com documentário iconográfico, as sedes, delegacias, veículos antigos e modernos, a implantação do efetivo feminino na Instituição, inovações tecnológicas e a formação de equipes operacionais.

“A exposição da Polícia Civil trouxe ao público a trajetória da Instituição, nossos marcos históricos, interatividade, apresentações, serviços, além de uma programação voltada para as crianças. Esse ano, pensamos em proporcionar atividades dentro do shopping e no estacionamento. Foram dois dias de imersão na história da Instituição. Estamos muito felizes em comemorar nossos 216 anos mostrando nossa história para os cearenses”, destacou o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez.

Memória viva

A exposição mostrou que, em 1968, o Estado autorizou a implantação de um efetivo feminino na Polícia Civil. Em uma das fotos da mostra, a policial feminina Maria Elenira Monteiro estava com o uniforme da época. Elenira conferiu o evento e se sentiu muito feliz em fazer parte da história da Polícia Civil. Em 1970, ela foi uma das 16 agentes femininas designadas para exercer atividades policiais no Aeroporto de Fortaleza.

“Tenho um amor muito grande por essa Instituição, tudo que aprendi e conquistei foi trabalhando na Polícia Civil. Ingressei aos 19 anos anos e toda a minha formação como ser humano dedico à Instituição. À época, exerci minhas atividades policiais no Aeroporto de Fortaleza. Foi uma trajetória muito bonita e me sinto parte dessa história”, ressaltou Maria Elenira Monteiro, hoje policial aposentada.

Também estava presente no espaço parte do material bélico e armamentos não letais utilizados pelos policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Realidade virtual

O público também conferiu um espaço de realidade virtual com estande de tiro da Universidade Federal do Ceará (UFC) que simulou uma operação policial com um capacete de realidade virtual.

“A ideia foi trazer um simulador que não é para substituir o treinamento real. Ele é um simulador utilizando óculos de realidade virtual, mas a gente também trabalha com outros tipos de simuladores, que são uma projeção da realidade usando armas reais com emissores a laser. Esse que trouxemos trabalha com um determinado conjunto de habilidades simulando uma operação policial”, explicou Jorge Gomes, professor do Instituto UFC Virtual.

Programação infantil

Durante a exposição no shopping, a Polícia Civil levou uma programação especial voltada para o público infantil, com apresentações lúdicas da Cidade Mais Infância, equipamento do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O espaço ofereceu diversão e aprendizagem para crianças de zero a 12 anos. Durante os dois dias de exposição, os pequenos aprenderam sobre cidadania e autonomia, cultura e sobre um pouco do trabalho da Polícia Civil.

“Para nós foi uma honra estar fortalecendo e solidificando cada vez mais a parceria com a Polícia Civil. Essa é uma parceria muito positiva para a Cidade Mais Infância, onde a gente fomenta atividades da Polícia Civil, toda essa parte da investigação de maneira única para as crianças, os nossos pequenos cidadãos e cidadãs. E a gente está participando do evento comemorativo de 216 anos da Polícia Civil e estamos muito felizes em celebrar este momento especial com a Instituição”, frisou Patrícia Rinaldi, coordenadora-geral da Cidade Mais Infância.

A programação contou com um ciclo de atividades com recreadores e um flash mob com a Turminha da Cidade Mais Infância ao som de músicas que permeiam o imaginário infantil.

O momento propiciou também apresentações de farejamento com a participação do cão policial Shiryu da Delegacia de Narcóticos (Denarc), que interagiu com as crianças no shopping.

No estacionamento, os pequenos receberam um ticket para dar uma volta em uma viatura policial. Dezenas de crianças curtiram com a família na área externa do shopping. Também foi disponibilizado para o público serviços da Delegacia Móvel, além de exposição de carros apreendidos em operações da Polícia Civil.

Homenagem

O delegado-geral da PCCE recebeu uma homenagem durante a exposição com um desenho feito por um adolescente de 15 anos, que é fã da Polícia Civil.

“No ano passado nós conferimos a exposição e este ano está muito interativa, em um espaço maior e com uma programação muito legal para toda a família. Meu filho fez o desenho com muito carinho como uma forma de homenagear a Instituição pelo seu aniversário”, explicou Gleison Pinto da Costa, pai do adolescente.