PMCE promove Seminário “Construindo a Identidade do Educador Físico” para oficiais, instrutores e educadores físicos vinculados à SSPDS

18 de abril de 2024 - 16:14 # # #

Fotos: Paulo Cavalcanti / Ascom SSPDS

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) deu início, na manhã desta quinta-feira (18), ao Seminário “Construindo a Identidade do Educador Físico”. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e contou com a presença do secretário da SSPDS, Samuel Elânio, e do subcomandante geral da PMCE, Vinícius Vineimar. O evento acontece ao longo desta segunda e finaliza na tarde desta sexta-feira (19), e é organizado pela Coordenadoria de Ensino e Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei), da PMCE. 

Durante a solenidade de abertura do evento, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, destacou a importância da realização de eventos diversificados para melhorar a Segurança Pública do Ceará. “A ideia aqui é desejar as boas-vindas a todos, desejamos um excelente seminário. E quero dizer que o sistema de Segurança Pública está à disposição no que for necessário para ações como essa, que são bastante importantes, e que tratam não simplesmente do educador físico, mas também da saúde do policial, do treinamento do policial, e tudo isso respinga exatamente numa melhor atuação, mais direcionada e mais eficiente do sistema de segurança do Ceará e da Polícia Militar propriamente dita”, destacou o gestor. 

O coronel subcomandante-geral da PMCE, Vinicius Vineimar, ressaltou a necessidade do policial militar estar sempre em desenvolvimento, em especial aqueles que atuam diretamente na rua. “Secretário, depois da mudança da legislação da lei de promoções, começamos a fazer esses TAFs (Teste de Aptidão Física) de forma regular. Antigamente, somente nos cursos de formação e nos cursos de aperfeiçoamento tinha-se o TAF. Agora não, todo ano tem. Não é obrigatório, mas é algo que pontua para a promoção. Então, aos poucos foi crescendo, no começo era algo em torno de mil policiais e foi aumentando a adesão. No último TAF foram 10.720 policiais avaliados. Realmente é algo muito importante, principalmente na vida do policial militar. Para quem está trabalhando na rua, em alguns momentos, está no repouso e de repente tem que fazer aquela ação mais forte”, concluiu o subcomandante da PMCE.

O seminário tem como público-alvo 50 oficiais graduados em Educação Física e que são instrutores da disciplina no âmbito institucional, além de 10 instrutores militares do Programa da PMCE “Vida Segura e Saudável” e 10 educadores físicos de órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE).

“Na programação do evento estão previstas seis palestras. Marcelo Paz, CEO do Fortaleza Esporte Clube, é um dos palestrantes, que iniciou o ciclo de palestras no evento. Além disso, estão previstas outras palestras como: ‘Diretrizes para Teste de Esforço e suas Prescrições’, ‘Tomografia Clínica para Prática Desportiva’ e ‘Cuidados Essenciais na Prática Desportiva’”, destacou um dos organizadores do seminário, tenente-coronel Jansen Braga.

Ao todo, serão seis palestras durante os dois dias do Seminário “Construindo a Identidade do Educador Físico”. Nesta quinta-feira, aconteceram as palestras: “Entender o Sucesso Dentro e Fora do Campo”, com Marcelo Paz, CEO do Fortaleza Esporte Clube; “Diretrizes para Teste de Esforço e suas Prescrições”, com Anthonyo Tarcísio Aragão Correia Lima; “As Conquistas da Minha Vitória – A Busca pela Excelência do Corpo”, com Tércia Ferreira Figueiredo, tenente do Exército Brasileiro; e “Lombalgia”, com Ronaldo Sobreira Guedes Filho, médico ortopedista aspirante da PMCE.

Por fim, nesta sexta-feira (19), o seminário encerra com as palestras: Termografia Clínica para Prática Desportiva”, com José Bezerra Góes Neto, fisioterapeuta do Fortaleza Futsal; e “Cuidados Essenciais na Prática Esportiva”, com Luís Antônio de Araújo Pereira, sargento do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PMCE e especialista em Atendimento pré-hospitalar (APH).

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE