Em ações distintas, Polícia Militar resgata jiboia e socó-boi-escuro na Capital

16 de abril de 2024 - 17:06 # # # # # #

O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgatou, nesta terça-feira (16) e nessa segunda-feira (15), uma jiboia e um socó-boi-escuro. Os animais foram encontrados em ocorrências distintas nos bairros Aerolândia – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) – e Mucuripe (AIS 1) da Capital. Após os resgates, os animais foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que realizou os procedimentos adequados para a soltura dos animais ao habitat natural.   

Os resgates tiveram início na tarde dessa segunda-feira (15). Na ocasião, os policiais militares receberam informações acerca de uma cobra jiboia que foi encontrada dentro de um órgão público, no bairro Aerolândia. Chegando na localidade, o réptil foi capturado de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados pelos policiais militares. Em seguida o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).  

Já nesta terça-feira (16), outro resgate foi protagonizado por composições do BPMA, no bairro Mucuripe. A equipe policial foi acionada para realizar o resgate de uma ave que estava machucada e desorientada, próxima a um posto policial. O socó-boi-escuro foi capturado de forma segura, em seguida o animal foi encaminhado para o Cetas do Ibama, onde passará por uma reabilitação e em seguida solta em um habitat natural.  

Confira cinco dicas de prevenção que a população pode adotar em situações similares de busca e resgate de animais em áreas urbanas: 

° Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.   

° Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar ou com a Polícia Militar Ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.   

° Evite alimentar animais silvestres: Isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.   

° Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em regiões próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.   

° Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.