Corpo de Bombeiros resgata moradores e entrega cestas básicas em Sobral

12 de abril de 2024 - 15:25 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa quinta-feira (11), moradores da localidade de São João, em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Os moradores estavam isolados devido à enchente do rio Aracatiaçu e, além de serem resgatados em segurança, também foram contemplados com a entrega de 24 cestas básicas e com atendimento médico.

A Defesa Civil de Sobral acionou a 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia/ 3º BBM) com a missão de resgatar os moradores da localidade de São João, ilhados em decorrência da inundação do rio Aracatiaçu. “Ao chegarem no local, a guarnição, prontamente, montou uma linha de vida com um cabo de 100 m, molas, mosquetões e cabos de vida”, informou o comandante do 3º BBM, o tenente-coronel BM Francisco Roberto Maciel de Moraes.

Antes mesmo da travessia, as famílias receberam atendimento médico nas próprias residências e foram contempladas com a entrega de cestas básicas. Após a realização dos serviços, as pessoas puderam atravessar a área alagada em segurança, no barco dos bombeiros, utilizando coletes salva-vidas e guiados por um cabo. O empenho e atenção dos bombeiros militares foram reconhecidos pela população local, que agradeceu o atendimento da ocorrência.

Prevenção

A inundação é o transbordamento das águas de um curso de água e ocorre quando a drenagem do rio não consegue conter a vazão das chuvas. Diante disso, o CBMCE reforça a importância da prevenção contra inundações e aconselha a população a seguir as orientações das autoridades em caso de chuvas fortes. Além disso, é recomendado evitar áreas que já foram alagadas anteriormente ou que estejam sob risco de inundação.

*Com informações da Ascom do CBMCE.