Filhote de jiboia é resgatado em imóvel no Vicente Pinzón

9 de abril de 2024 - 14:00 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa segunda-feira (8), um filhote de jiboia no bairro Vicente Pinzón, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital. A serpente estava escondida dentro de uma dispensa de uma residência da região e foi devolvida em segurança pelos bombeiros militares ao habitat natural.

Uma composição da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (2ª Cia / 1º BBM) foi acionada, por volta das 21h40, por um homem, relatando ter encontrado uma cobra na dispensa da própria casa. De imediato, os bombeiros militares diligenciaram até o local, onde encontraram um filhote de jiboia entre os mantimentos do armário.

A serpente foi resgatada em segurança com o auxílio de uma pinça e colocada em um recipiente. Em seguida, a composição dos bombeiros devolveram o animal ao seu habitat natural.

Dicas de prevenção

° Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

° Contate o Corpo de Bombeiros ou o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

° Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

° Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

° Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.