“Passado, Presente, Futuro”: A trajetória dos sonhos de futuros profissionais da Segurança Pública

15 de março de 2024 - 15:34 # # # # # # #

Elis França / Leandro Freire – Texto Cristiano da Silva / Leandro Freire – Fotos

 Neste episódio, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) conta o passado, o presente e o futuro de Jefferson e Christianne. Um futuro próximo repleto de união familiar, onde o casal é unido não apenas pelo matrimônio, mas também pela carreira militar

A Polícia Militar do Ceará não é apenas uma força de segurança, mas sim uma família unida por um propósito comum: garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos. Esta instituição é um símbolo de coragem, comprometimento e excelência, atuando na linha de frente do combate ao crime.

Neste episódio da série “Passado, Presente, Futuro”, vamos conhecer a história de dois personagens reais, Jefferson e Christianne, que são casados e também compartilham o amor pela carreira militar. Christianne está se preparando para se tornar soldado da PMCE, enquanto Jefferson tem como objetivo ser oficial da PMCE. Eles representam o passado, presente e futuro de uma história marcada por determinação e superação.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, (Aesp/CE), conta o passado, presente e o futuro de uma história que está sendo escrita com marca de determinação e superação, A união de Jefferson e Christianne personificam os valores que guiam a PMCE, demonstrando a dedicação e a excelência que são fundamentais para o serviço prestado por essa importante instituição de segurança do Estado.

PASSADO 

Vencendo o primeiro desafio: preconceito por ser mãe aos 18 anos

 “Quando nos tornamos mães, nossa vida se transforma no cuidado dos filhos, e parece que desistir de nossos próprios sonhos se torna inevitável.” Foi essa frase marcante, carregada de preconceito e incertezas, que impulsionou Christianne em direção à carreira militar. Nascida em Iguatu, região Centro-Sul do Ceará, a aproximadamente 360 km de Fortaleza, Christianne se viu mãe aos 18 anos, logo após concluir o ensino médio. Esse momento foi marcado por receios de não conseguir realizar seu sonho de conquistar um cargo público por ser mãe, enfrentando frases preconceituosas e negativas em relação ao seu futuro. 

Christianne compartilhou: “Quando engravidei, foi um choque para meus pais e familiares. Recebi muitos julgamentos, acreditavam que não conseguiria mais nada, que minha trajetória se limitaria ao ensino médio, talvez a um emprego temporário na prefeitura ou algo do tipo. Mas isso não condizia com meus objetivos.”

Enquanto isso, Jefferson, decidido a construir uma família com Christianne, ambos com pouca idade na época – 20 e 18 anos, respectivamente – persistiu em seus planos. Em meio a essa fase conturbada, em 2016, Jefferson foi aprovado no concurso para soldado da PMCE.

Jefferson relembra: “Assim que ela descobriu a gravidez, eu havia acabado de passar no concurso de soldado de 2016. Fui fazer o curso em Fortaleza por seis meses, enquanto ela permaneceu na casa dos pais.” Christianne e Jefferson se casaram, e o filho Davi veio ao mundo.

 O futuro oficial recorda: “Lembro-me de estar na igreja quando a madrinha de nosso filho ligou para avisar que Christianne estava prestes a entrar na sala de cirurgia. Não conseguia me concentrar na missa, preocupado. Felizmente, a cirurgia transcorreu bem. Uma semana depois, finalmente pude ir para casa e ter meu momento com eles.”

Assim, iniciava-se um novo capítulo na vida dos dois futuros militares. Contudo, um desafio se apresentava: a distância entre Jefferson, em Fortaleza, cursando a formação de soldado da PMCE, e Christianne, em Iguatu, cuidando de Davi. Christianne compartilha: “Em 2016 veio para cá, depois que passou no concurso para soldado. Eu fiquei lá com os meus pais. Quando tive o Davi ele ainda tava aqui, ele não participou, fiquei toda essa trajetória só, isso também foi uma coisa que impactou bastante.”

 

O maior incentivador da Christianne

Passaram-se cinco anos e, preocupado com o futuro da esposa, Jefferson foi um dos maiores incentivadores para que Christianne estudasse para o concurso da PMCE. Jefferson afirmou: “Sempre reforçava a ideia, enquanto ela trabalhava, dizia: ‘Vamos estudar para o concurso, porque ficar em casa não é a melhor opção. Eu ajudo com as despesas, e você foca nos estudos. Eu já sou concursado, por enquanto você se dedica aí que eu cubro as despesas. Não se preocupe’.”

 “Ele era um exemplo para mim, tanto como pessoa quanto como militar. Quando surgiram os dois concursos, decidi seguir em frente. Vou tentar até conseguir, uma hora talvez dê certo”, comentou Christianne 

 

Preparação para os concursos

Christianne retomou os estudos após anos parada, focando no concurso de soldado da PMCE, enquanto Jefferson se preparava para o concurso de oficial da PMCE. Mantiveram uma rotina de muita dedicação, disciplina, e pouco tempo com o pequeno Davi. Christianne acordava às 3h da manhã para estudar, cuidar do filho e da casa.  “Eu amamentei por um ano e oito meses. Todo o meu tempo era dedicado a ele, até que decidimos voltar a estudar para um concurso melhor, quando surgiu a oportunidade de ingressar na PMCE, compartilhou.”

PRESENTE

Deu certo!

Ambos foram aprovados. Atualmente, Christianne está no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará, enquanto Jefferson está no Curso de Formação para Oficiais da PMCE. A rotina de estudos continua, porém agora, longe do filho, na Aesp/CE, a instituição se tornou uma segunda casa para a família.

Christianne expressou sua gratidão: “Agradeço à minha monitora, Sargento Paula, e à Tenente Neiva, que souberam me acolher e compreender as dificuldades que enfrento em relação ao meu filho, oferecendo todo apoio necessário. Agradeço também aos meus superiores hierárquicos que estão me dando suporte.”

 

FUTURO

O futuro do casal militar está traçado pelo amor, união, paixão pela família e pela carreira militar. Os sonhos não cessaram; olhando para frente, têm a certeza de que cada fase, seja boa ou ruim, será superada. O essencial é não desistir dos sonhos, independentemente do cenário ou de palavras desencorajadoras, pois a maior força reside na mente.

“Além do papel de policial militar, há o papel da mulher, uma representação forte que hoje é bastante presente na Polícia Militar, uma área que antes era predominantemente masculina e que agora está abraçando cada vez mais mulheres, destacando sua força e a força materna. Além disso, busco realizar um bom trabalho como policial, dando o melhor de mim, carregando um pouco dessa história e fazendo as pessoas perceberem que tudo é possível, que todos são capazes, e que só precisam tentar, persistir, não desistir, afirmou Christianne”

Jefferson acrescentou: “Pretendo continuar na carreira, e ela também. Estamos construindo uma casa em nossa cidade e pensamos em ter outro filho no futuro. Quando você foca em um objetivo específico, não se deixe abalar por obstáculos, que certamente surgirão em grande número. Tenha a certeza de que, de dentro de você, surgirá uma força que o ajudará a superar todos eles e alcançar seu objetivo final.”