SSPDS sedia 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia do Ceará

13 de março de 2024 - 15:22 # # # # # # # # #

Texto e fotos: Lucas Castro / Ascom SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, nesta quarta-feira (13), no auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), a 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia do Ceará (Comigrar-CE). O evento foi promovido pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e teve como tema “Direitos Humanos e Cidadania em Movimento”.

A conferência teve início na manhã desta quarta-feira (13), com a participação do Secretário Executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira; e da titular da Sedih, Socorro França; além de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Governo Federal. O secretário executivo da SSPDS, Sérgio Pereira, destacou a atuação da pasta na 1ª Comigrar-CE.

“É uma honra fazer parte desse processo, não só cedendo espaço, mas também atuando nesse assunto que é tão relevante para nós. A característica dos brasileiros, e nossa, em especial, é o acolhimento. Então, refugiados e apátridas, como pessoas que procuram a nossa região, sempre são bem-vindos e serão acolhidos, pois isso é uma característica do nosso povo. É uma característica essencial, inclusive, em relação aos nossos policiais”, ressaltou ele.

Em sua fala na abertura do evento, a titular da Sedih, Socorro França, agradeceu à SSPDS por sediar o evento e pela parceria entre as pastas. “Gostaria de agradecer à SSPDS pela parceria fundamental para a realização deste evento. Parceria essa que pretendemos avançar, porque trabalharemos juntos também em outras áreas”, adiantou a secretária de Direitos Humanos do Ceará.

Também estiveram presentes no evento representantes de instituições como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM); da Universidade Estadual do Ceará (UECE); do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM); e outras instituições.

1ª Comigrar-CE

O evento realizado no Ceará propõe a realização de debates para a elaboração do 1º Plano Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia. Trata-se ainda de uma preparação para a II Conferência Nacional de Migração, Refúgio e Apatridia, que será realizada entre os dias 7 e 9 de junho de 2024, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).