Aesp/CE celebra o Dia do Bibliotecário

12 de março de 2024 - 18:26 # #

Obrigado aos guardiões do conhecimento, por tornarem a leitura mais acessível

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) celebra nesta terça-feira, 12 de março, o Dia do Bibliotecário, uma forma de reconhecer a importância desse profissional na disseminação do conhecimento e na promoção da leitura. A biblioteca da instituição desempenha um papel fundamental no apoio aos estudos e pesquisas dos alunos, além de contribuir para o desenvolvimento cultural e intelectual de toda a comunidade acadêmica.

Uma das grandes responsáveis pelo sucesso da biblioteca da Aesp é a inspetora da Polícia Civil do Ceará, Karitucia de Lima Araújo. Graduada em Biblioteconomia, atua como bibliotecária e contribui para a organização e diversificação do acervo. “A missão dos bibliotecários é organizar a informação, seja ela em que suporte ela esteja, para poder disseminá-la da melhor forma possível, seja ela com a função em prol da educação, em prol da cultura ou para dar suporte às instituições”, aponta a inspetora.  

Em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a IPC Karitucia trouxe em 2017 para a Aesp/CE o projeto “Livros Livres”. O objetivo dessa iniciativa é estimular o amor pela leitura através do compartilhamento de livros, eliminando a necessidade de cadastros formais, datas de devolução ou multas. Uma estante especial foi reservada na biblioteca para esse projeto, onde os livros são expostos e disponíveis para os usuários retirarem sem a necessidade de agendamentos prévios.

Para garantir que o acervo esteja sempre atualizado e qualificado, são mais de 8.500 exemplares, entre livros, monografias, revistas e obras especializadas em segurança, direito e outras temáticas da área pública. “A gente tem esse papel de preservar esses materiais para preservar a memória das instituições. A gente tem trabalhos de conclusão de curso da década de 80, a gente tem aqui um acervo, a gente tem um livro que fala sobre mulheres, a história das mulheres da década de 40, inclusive é o livro mais antigo que a gente tem aqui, o acervo é de 1945, a data de edição desse livro, a gente tem essa preocupação de manter e de preservar esses livros e outros materiais para preservar a memória das instituições”, relembra a Karitucia.

A Aesp recebe doações e também realiza a doação de obras mais antigas para dar espaço às mais recentes. Essa iniciativa contribui para que os alunos, servidores e demais usuários da Academia tenham acesso a obras relevantes e atualizadas.

O horário de atendimento ao público da biblioteca da Aesp é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (85) 3452-8548 ou enviar um e-mail para biblioteca@aesp.ce.gov.br.