Corridão marca encerramento da disciplina de educação física para futuros policiais civis do Ceará

10 de março de 2024 - 14:48 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, neste domingo (10), o tradicional Corridão dos alunos do Curso de Formação de Escrivães e Inspetores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). A atividade marcou o encerramento da disciplina de Educação Física para os alunos do curso.

No horizonte surgia o amanhecer, e nem mesmo a chuva que caía desanimou os aproximadamente 460 futuros policiais civis, que se reuniram no pátio das bandeiras da Aesp/CE. Liderados pelos profissionais de Educação Física, os alunos realizaram um alongamento e aquecimento antes de iniciar a corrida de 5 km. O percurso saiu da sede da Academia e seguiu pela Avenida Presidente Costa e Silva, até o bairro José Walter, retornando ao ponto de partida.

Uma das corredoras, a aluna Lucélia Gonçalves, do grupo G12, comenta com entusiasmo sobre a importância dessa atividade e o momento único vivenciado durante esse período de intensa dedicação. “A corrida final, também chamada de Corridão, marcou o encerramento da disciplina de Educação Física para os grupos do Curso de Formação de Inspetores e Escrivães da Polícia Civil do Estado do Ceará. Esse momento tão aguardado por todas as alunas e alunos, para mim, foi realmente único e especial, pois tive a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi ensinado pelos excelentes mestres que compõem o quadro de professores da Aesp/CE. Além disso, foi um momento de confraternização e integração com todos os colegas nessa fase final do curso, onde pudemos interagir de forma lúdica e didática, aplicando todo o conhecimento adquirido na disciplina”, concluiu a futura policial civil.

Além dos alunos, o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, delegado Leonardo Barreto; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará,  José Cláudio Barreto de Sousa; e os coordenadores e monitores do curso, também participaram do evento, assim como os instrutores de Educação Física. Esse momento foi de extrema importância para os futuros profissionais da Segurança Pública do Estado do Ceará, marcando um momento significativo em suas trajetórias.

Durante a corrida, o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, destacou o papel fundamental que a disciplina de Educação Física desempenha na preparação dos futuros escrivães e inspetores, que logo irão proteger e servir à sociedade cearense. “O Corridão é mais um evento que tomou vida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, que visa principalmente incentivar cada vez mais a integração entre os alunos, entre o corpo docente daqui da Academia, bem como também incentivar um estilo de vida saudável, promovendo mais qualidade de vida e também habilitando esses alunos, que serão os novos profissionais que integrarão a Polícia Civil do Estado do Ceará a terem a aptidão física necessária para o bom desempenho das suas funções institucionais”, ressaltou.

“Esse é um momento que lembra, para todos esses 460 alunos do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil, a conclusão da disciplina de Educação Física. Até o dia 26, todos esses alunos terão concluído todas as disciplinas do componente da estrutura da matriz curricular do curso de formação e, após a realização do provão, já estarão aptos a ingressar efetivamente nas fileiras da Polícia Civil do Estado do Ceará, contribuindo assim para uma sociedade mais segura e para cada vez mais uma repressão criminal eficiente para promoção da paz social”, complementou o delegado Leonardo Barreto.

Ao término da atividade, os alunos puderam se confraternizar e celebrar o encerramento das 36 horas/aula da disciplina de Educação Física. Esse momento de festejo representou não apenas a conclusão de mais uma etapa, mas também a união e o espírito de equipe que são fundamentais para o bom desempenho das funções que esses futuros policiais irão exercer.

Com a reta final do curso se aproximando, o aluno Wilson Carvalho, do grupo 10, destacou a importância desse momento e a ansiedade de fazer parte dos quadros da Polícia Civil e garantir a segurança da população cearense. “Essa corrida de encerramento da disciplina de Educação Física foi um marco na realização do meu sonho de ser policial. Ao correr junto com todos os colegas, fortalecemos nossos laços como companheiros de instituição e criamos uma memória que sempre será lembrada ao longo de nossa carreira profissional. Estou vivendo uma mistura de emoções neste momento final do curso, experimentando uma sensação de realização ao me tornar parte da destemida Polícia Civil do Estado do Ceará. Em breve estaremos na linha de frente da segurança pública, prontos para combater o crime e ajudar a construir uma sociedade mais segura”, afirma o futuro inspetor da Polícia Civil.

O evento contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core/PCCE), do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual da Polícia Militar do Ceará (BPRE/PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), e da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE).

Tradição em Correr

O tão aguardado “Corridão” se tornou uma tradição que se estabeleceu ao longo dos anos e se tornou não apenas parte do encerramento da disciplina de Educação Física, mas também um símbolo do comprometimento e da importância das atividades físicas na vida dos futuros profissionais da segurança pública.

De acordo com o Supervisor do Núcleo de Educação Física da Aesp/CE, IPC Wladmir Sombra, desde o primeiro dia de aula eles ouvem histórias de ex-alunos que viveram essa experiência e compartilharam como ela foi marcante em suas vidas. “Eu costumo dizer que esse momento deixa saudade. Quando os ex-alunos retornam para a Academia, fazem questão de recordar e comentar sobre como foi massa a época do Corridão. E até os futuros alunos, no ato da matrícula, já perguntam e têm a corrida como referência. Eles já vêm com aquela ansiedade e vontade de participar”, relata o inspetor.

Wladmir ainda destaca que essa atividade é uma celebração da mente e do corpo, uma forma de cuidar da saúde e do bem-estar de cada aluno. “As práticas regulares de exercícios físicos e atividades físicas são muito importantes, em especial as corridas. Podemos elencar inúmeros benefícios, dentre eles a questão do fortalecimento muscular, articular e ósseo, assim como reduz também os riscos de doenças crônicas, como sedentarismo, obesidade e diabetes, ajuda na perda e manutenção de peso e aumenta a capacidade respiratória. Além disso, auxilia no combate ao estresse e à ansiedade e, sem dúvida, aumenta significativamente a autoestima”, finaliza o supervisor.

 

Com informações da Ascom da Aesp.