Aesp/CE qualifica mais de nove mil profissionais em 2023

27 de dezembro de 2023 - 16:23 # # # #

Um ano marcado por desafios e conquistas, com resultado positivo para todos os setores da instituição, o que renova as expectativas para os próximos 12 meses. Este é o balanço de 2023 feito pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). Ao longo de 12 meses, mais de nove mil profissionais das forças de segurança do Ceará passaram por cursos de formação inicial ou de educação continuada, proporcionando a abertura e a conclusão de mais de 370 turmas. Outras iniciativas foram importantes para a evolução estrutural e pedagógica da Academia.

“Existe uma máxima que indica que números falam por si só. É fato que esses resultados são positivos e devem ser reconhecidos como uma vitória de todos os setores da Aesp, mas a gente precisa ir além para entender o que foi feito de bom, de produtivo e de importante. Afinal, a Academia não se resume a fazer capacitações”, ilustra o diretor-geral, delegado Leonardo Barreto.

De acordo com Barreto, seguindo a orientação do Governo do Ceará, a Aesp tem direcionado esforços para a adoção de uma cultura de respeito e valorização de preceitos básicos dos direitos humanos, incluindo a proteção a populações e grupos minoritários e em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho demandou a realização de cursos, qualificação de servidores, revisões de matrizes curriculares e, principalmente, avaliação de todos os processos de funcionamento e de relacionamento da Academia.

“Existe uma expressa orientação governamental nesse sentido: é dever do Estado a proteção às populações e aos grupos minoritários, que estejam em situação de vulnerabilidade. Portanto, cabe às forças coirmãs – cada qual com a sua atribuição – garantir os direitos dessas pessoas, a integridade física e mental, tudo aquilo que está indicado na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, completou o gestor.

A disciplina de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Orientação Sexual está em fase de implementação nas matrizes curriculares dos Cursos de Formação da Segurança Pública. “A Aesp entende que, além de ser uma determinação governamental, essa cultura deve ser prioritária para um policial, seja ele civil ou militar, para um bombeiro militar, para um perito forense. Então, a partir de agora, esse conteúdo estará em todas as matrizes curriculares dos cursos de formação inicial. Assim serão formados os novos profissionais”, adianta o diretor.

Academia teve melhorias estruturais ao longo do ano

Dezembro marcou o mês de inauguração da Delegacia Cenográfica da Aesp. Trata-se de uma estrutura que reproduz, em termos de estrutura e de funcionamento, uma unidade da Polícia Civil. O espaço já vem sendo usado pelos alunos do curso de formação de novos inspetores e escrivães.

Dentro e fora da Academia, hoje, também é possível observar iniciativas que proporcionaram melhorias estruturais. Houve revitalização e modernização de espaços, reformas e adaptações.

“Uma estrutura melhor permite formar profissionais melhores. Às vezes, são pequenas ações, que demandam investimentos pequenos, e que proporcionam grandes resultados. Exemplo disso é a Delegacia Cenográfica. Não é uma ideia mirabolante, não é nada complexo, mas é uma ação que traz resultados excelentes”, exemplificou Leonardo Barreto.

Cursos operacionais também marcaram o ano na Aesp

A Academia realizou, em 2023, edições do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional, do Curso de Mergulho Autônomo de Resgate (CMAut) e do Curso de Operações Táticas Especiais (Cote), além de outros cursos práticos ligados às áreas operacionais das forças de segurança.

“Essas formações foram realizadas pela Aesp, em parceria com forças coirmãs, e tiveram resultados excelentes. É claro que, dada a natureza complexa desses cursos em termos físicos e mentais, são poucos os formados, mas esses formados possuem um valor grandioso para a sociedade”, sublinhou o delegado.

Ações institucionais engrandeceram a Academia ao longo do ano

Cursos de pós-graduação, seminário internacional, corrida, entrega de alimentos foram algumas das ações institucionais que a Aesp desenvolveu em 2023, com o apoio de todos os setores do órgão, permitindo a obtenção de resultados extremamente satisfatórios.

“Com as inscrições para a corrida e para o seminário, por meio da doação de alimentos, conseguimos repassar uma contribuição importante para o Programa Ceará Sem Fome. E, assim, a gente se desenvolve como instituição, como uma Academia que preza pela responsabilidade social”, ilustrou o gestor.

Também há um entendimento na Aesp de que a presença feminina na direção da instituição é outro ponto positivo da atual gestão.

“É uma honra para nós contar com mulheres competentes, que emprestam seus talentos e vocações para a formação de novos quadros, para a qualificação de quadros já formados, para a gestão desta Academia, para o desenvolvimento da instituição”, enumera Barreto. “Não é possível citar somente uma parte da Academia. Todos os setores foram bem durante o ano. Não é à toa que, na celebração de 12 anos da instituição, diversos servidores receberam certificados de relevantes serviços prestados. E todos foram muito merecidos.”, frisou.

Na mesma solenidade, promovida em dezembro, houve a outorga da Medalha da Ordem do Mérito Acadêmico e Policial a 15 personalidades, entre elas o governador Elmano de Freitas.

Próximo ano será desafiador para a Academia

Além da formação de novos inspetores e escrivães da Polícia Civil, cuja turma já está em andamento, a Aesp deve iniciar, em breve, as formações iniciais de soldados e segundos-tenentes da Polícia Militar.