AESP inicia quatro cursos de formação continuada em parceria com a PMCE

5 de maio de 2026 - 14:09 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizou, nessa segunda-feira (4), a solenidade de abertura de quatro cursos de formação continuada voltados ao aprimoramento técnico e operacional dos profissionais de segurança pública.

Foram iniciados os cursos de Operações de Inteligência Policial Militar (COIPM/2026), Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC/2026), Patrulhamento em Áreas de Alto Risco (CPAAR/2026) e Controle de Distúrbios Civis (CCDC 2026.1), que seguem cronogramas distintos ao longo do mês de maio.

As formações abordam conteúdos estratégicos voltados à atividade policial militar, incluindo inteligência e contrainteligência, policiamento comunitário, patrulhamento tático, controle de distúrbios e gestão de crises. A proposta é fortalecer competências essenciais à atuação policial, com foco na qualificação contínua e na resposta eficiente às demandas da segurança pública.

Além de profissionais da Polícia Militar do Ceará, os cursos contam com a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Piauí, favorecendo a integração entre instituições e a troca de experiências.

Para o orientador da Célula Policial Militar da Aesp, tenente-coronel Johnny Dias Mota, a abertura dos cursos reforça o compromisso da instituição com a excelência na formação. “A abertura destes quatro cursos reafirma o compromisso da Aesp com a formação continuada e a qualificação dos profissionais da Polícia Militar. Cada curso aqui iniciado foi estruturado para fortalecer competências essenciais à atividade policial, alinhando conhecimento técnico, disciplina e atualização profissional. Trata-se de um investimento direto na excelência e na eficiência da corporação”, destacou.

Fonte: Ascom Aesp