Aesp outorga mais alta honraria e entrega certificados em solenidade alusiva aos 12 anos da instituição

6 de dezembro de 2023 - 10:45 # # # # # # #

A Medalha Ordem do Mérito Acadêmico e Policial foi outorgada, nessa terça-feira (5), a 15 autoridades do estado do Ceará. Mais alta honraria da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), essa condecoração reconhece a notoriedade do saber e os relevantes serviços prestados à instituição e à sociedade, além de valorizar o exemplo de dedicação ao serviço público cearense. Durante a solenidade, também alusiva ao aniversário de 12 anos da Aesp, foram entregues certificados a outras 15 pessoas.

A cerimônia ocorreu no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, no bairro Meireles, em Fortaleza. Representado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, o governador Elmano de Freitas foi um dos agraciados. Samuel Elânio ressaltou a importância da Aesp como instituição formadora de profissionais para as forças vinculadas à SSPDS ao longo de mais de uma década, bem como fez um agradecimento público ao chefe do Executivo pela missão.

“Reforço minhas congratulações e minhas homenagens a todos os agraciados com medalhas e certificados da Aesp, e agradeço, em nome da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e de todas as vinculadas, o apoio incondicional e irrestrito nas ações do sistema de segurança. Reitero meus agradecimentos ao governador Elmano de Freitas pela confiança depositada no meu nome para a gestão da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, ao mesmo tempo em que agradeço a parceria da nossa vice-governadora Jade Romero na gestão da vice-governadoria do Estado do Ceará e da Secretaria das mulheres”, resumiu o titular.

O secretário propôs ainda uma reflexão alusiva ao fato de que a Aesp é uma instituição de ensino e que a transmissão do saber é fundamental para o engrandecimento da Academia e dos profissionais por ela formados. “Mais importante do que o conhecimento que cada ser humano possui é a capacidade de transmitir e difundir ao outro, e assim transformar o mundo”, completou.

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, revelou que a medalha era uma antiga aspiração, antes de assumir a gestão da instituição, quando exercia a função de delegado da Polícia Civil. “Eu tinha um sonho: receber essa medalha. Deus é tão bom que, hoje, eu estou tendo essa oportunidade de fazer a concessão desta medalha a pessoas que fazem a diferença”, ilustrou.

Leonardo também fez uma explicação sobre as cores da honraria. “Na medalha tem uma lista azul, uma preta, uma vermelha e uma cinza. Isso não é por acaso. Azul, Polícia Militar do Ceará. Preta, Polícia Civil do Estado do Ceará. Vermelha, Corpo de Bombeiros. Cinza, Perícia Forense. Justamente de forma emblemática, porque a Aesp tem essa atribuição nobre de fazer a formação inicial e continuada”, complementou o gestor.

Uma das condecoradas com a Medalha Ordem do Mérito Acadêmico e Policial foi a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, delegada Kamilly Távora Campos. Ela agradeceu e reconheceu a família como parte fundamental de suas realizações, além de destacar as outras pessoas que receberam homenagens.

“Quero também cumprimentar de forma especial e felicitar a todos e todas que estão sendo agraciados nesta noite. É uma honra representar neste ato profissionais que contribuem de forma notável em suas respectivas áreas. Que continuemos a nos esforçar para elevar padrões. Que essa medalha seja um símbolo constante de nosso compromisso com excelência e a busca incansável da melhoria contínua em nossas atividades”, celebrou Kamilly.

Outro ponto citado pela homenageada foi prioridade da questão de gênero no atual governo. “Agradeço ao excelentíssimo governador Elmano de Freitas e à vice-governadora Jade Romero pela sensibilidade de proporcionar a diversidade de vozes e representações em sua gestão com mulheres ocupando cargos de liderança. Essa visão inclusiva do governo está enviando uma mensagem poderosa, tanto para as mulheres quanto para toda a sociedade, de que a igualdade de gênero não é apenas um objetivo distante, mas uma realidade tangível que pode ser alcançada por ações e políticas concretas”, completou a diretora.

Compuseram a mesa de honra o chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, Tibério Burlamaqui, representando o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Abelardo Benevides; o procurador Francisco Rinaldo de Sousa Janja, representando o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas; a secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria das Mulheres, Glória Matos, representando a governadora em exercício Jade Romero. Diversas autoridades civis e militares estiveram no evento, dentre elas o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Klênio Savyo; e o Perito Geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, perito Julio Torres.

Receberam a Medalha Ordem do Mérito Acadêmico e Policial as seguintes autoridades:

• Elmano de Freitas – Governador do Estado do Ceará
• Jade Romero – Vice-Governadora do Estado do Ceará
• Deputado Evandro Leitão – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
• Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
• Manuel Pinheiro Freitas – Procurador-Geral de Justiça do Estado do Ceará
• Tenente-Coronel PM Alexsandro Fernandes Ferreira – Secretário Chefe da Casa Militar do Estado do Ceará
• José Cláudio Barreto – Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará
• Nabupolasar Alves Feitosa – Superintendente de Estratégia e Pesquisa de Segurança Pública do Estado do Ceará
• Flávio Antônio Holanda e Silva Martins – Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Ceará
• Delegada Kamilly Távora Campos – Diretora de Planejamento e Gestão Interna da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará
• Tereza Cristina Cruz – Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará
• Matheus Teodoro Ramsey Santos – Conselheiro Diretor da Agência Reguladora do Estado do Ceará
• João Rafael de Farias Furtado – Presidente da Comissão da Proteção de Dados da OAB/CE
• Lourenço da Costa Leitão Feitosa – Médico Perito Legista da Perícia Forense do Estado do Ceará
• Delegado Fábio Torres – Chefe de Gabinete da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará

Receberam o Certificado de Relevantes Serviços Prestados as seguintes pessoas:

• Raquel Andrade – Secretária-Executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará
• Lauro Freitas – Tenente-coronel Aviador Comandante da Base Aérea de Fortaleza
• Adriano Sales – Secretário-Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará
• Delegado Otávio Coutinho – Diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Civil do Estado do Ceará
• Wagner Barbosa – Diretor-Executivo da Casa de Vovó Dedé
• Delegada Gabriela Barbosa – Piloto da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da SSPDS do Estado do Ceará
• Delegada Ivana Marques – Diretora do Departamento de Recuperação de Ativos da Polícia Civil do Estado do Ceará
• Delegada Janaína Braga – Diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do Estado do Ceará
• Delegado Ricardo Pinheiro – Diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa da Polícia Civil do Estado do Ceará
• Delegado George Almeida – Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital da Polícia Civil do Estado do Ceará
• Coronel PM Ricardo Porto – Coordenador de Gestão Interna do Ensino e Instrução da Polícia Militar do Estado do Ceará
• Major PM Adeirla Freitas – Secretária Acadêmica Da Academia Estadual De Segurança Pública Do Estado Do Ceará
• 3º Sgt PM Paula Maciel – Apoio de Gabinete da Diretoria-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará
• 3º Sgt PM Nathale Pires – Assistente da Prefeitura da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará
• Jornalista Edmundo Clarindo – Coordenador da Assessoria de Comunicação da Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará.