Coordenador da Codes/SSPDS recebe Medalha do Mérito de Segurança Pública na CMFor

1 de dezembro de 2023 - 18:08 # # # #

O titular da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tenente-coronel Bernardo Aguiar, recebeu, nesta sexta-feira (1°), a Medalha do Mérito de Segurança Pública. A sessão solene de entrega da honraria foi requerida pela vereadora Nega do Henrique Jorge e contou com a iniciativa do vereador Juscelino Pinheiro, que presidiu a sessão na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). 

O coordenador da Codes reforçou que este momento é para enaltecer o papel de todos os conselheiros que compõem os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs) e das Forças Amigas. “Essa é uma homenagem a todos os milhares de parceiros e voluntários que atuam em diversos municípios do estado do Ceará. Estamos presentes em todas as macrorregiões, em todos os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, sempre colaborando para a construção de uma cultura de paz por meio de ações concretas nas comunidades”, comenta o tenente-coronel Bernardo Aguiar. 

“A Codes, juntamente com os conselheiros, possibilita a construção de políticas públicas que auxiliam os operadores de segurança desses territórios, sempre somando esforços e compartilhando responsabilidades. Essa homenagem foi a mim como coordenador, mas na verdade, ela diz respeito aos movimentos dos Conselhos Comunitários de Defesa Social, que estão sendo prestigiados e fortalecidos por meio da honraria”, finaliza o tenente-coronel. 

Marcando presença na solenidade, o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, coronel Márcio Oliveira, aponta que a medalha potencializa o trabalho e a importância que os CCDSs têm para a sociedade civil organizada. “Essa é uma comenda que coroa o trabalho dos conselhos comunitários para o fortalecimento das ações que a SSPDS desenvolve. O tenente-coronel Bernardo Aguiar ser o representante dessa honraria é um reconhecimento da prestação de serviço que é feita por todos os envolvidos”, conclui.

A vereadora Nega do Henrique Jorge indicou que os conselhos abriram muitas portas para a garantia de direitos e o reforço à cidadania de todos os cearenses. “Quero parabenizar o tenente-coronel Aguiar pelo trabalho realizado que nos permite ver a cultura de paz sendo construída de forma sólida. A segurança pública não se faz apenas com armas e viaturas, mas também com políticas públicas e inclusivas, e esse é um serviço que os CCDS traz para toda a população”, comenta.

Também estiveram presentes no evento: o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim; a superintendente do Instituto da Infância (Ifan), Luzia Laffite; o vereador licenciado Michel Lins; e o vereador suplente Wander Alencar; além de outras autoridades. 

Sobre o CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é formado pelos mais diversos segmentos representativos de uma comunidade, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro e contribuir nas tomadas de decisões pela SSPDS.

Os CCDS têm como principais objetivos estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública, preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de segurança disponibilizados, permitir à população participar, fiscalizar, reivindicar e oferecer sugestões aos diversos órgãos de segurança pública e desenvolver a confiança da população.