Profissionais das Forças de Segurança do Estado se reúnem para monitoramento integrado da Operação Enem 2023

13 de novembro de 2023 - 17:13 # # # # # # #

Os profissionais das Forças de Segurança do Estado se reuniram nesse domingo (12) no Gabinete de Gestão e Eventos Complexos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (GGEC/SSPDS) para dar suporte logístico à aplicação do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O GGEC é coordenado pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS) e tem como finalidade reunir o comando das instituições, das vinculadas, dos órgãos parceiros e das forças amigas em eventos especiais. 

“Se tratou de mais uma ação sem nenhuma intercorrência grave que pudesse atrapalhar o transcurso do exame. Qualquer desdobramento que tenha ocorrido no curso da instalação do gabinete de crise foi resolvido no curto espaço de tempo, tais como uma ausência de iluminação, uma perturbação de som alto ou algum desentendimento nas imediações que pudesse de certa forma atrapalhar a aplicação da prova. Atuamos de forma séria impedindo qualquer tipo de alteração”, informou o titular da Copol, Harley Filho. 

A aplicação da prova no Ceará é realizada com apoio da SSPDS/CE desde 2009. De forma integrada, as Forças de Segurança traçam planos logísticos que acompanham, desde a chegada das provas, pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, até a entrega às instituições onde o Enem foi realizado em todo o Estado. O Enem 2023 contou com 3,9 milhões de inscritos em todo o Brasil e aconteceu nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. 

Integração 

Participaram da abertura dos trabalhos do GGEC: integrantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol/SSPDS), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS), além da Polícia Federal (PF), Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Correios, Enel Distribuição Ceará, Exército Brasileiro, Guarda Municipal de Fortaleza, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).