Secretário da SSPDS recebe honraria em solenidade alusiva aos 97 anos da Casa Militar do Ceará

16 de outubro de 2023 - 16:44 # # # # # # # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil - Texto

Em cerimônia alusiva ao aniversário da Casa Militar do Governo do Ceará, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, foi homenageado com a entrega de uma honraria pelos serviços prestados à sociedade cearense. O momento solene, que fez parte das comemorações de 97 anos da instituição, foi realizado na manhã desta segunda-feira (16), na sede do Palácio da Abolição, e contou com a participação do governador do Ceará, Elmano de Freitas, da vice-governadora, Jade Romero, entre outras autoridades. Ao todo, a Comenda Distinção Honrosa e a Medalha José Moreira da Rocha foram entregues a mais de 60 homenageados.

Entre os agraciados com a entrega das honrarias, está o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, que recebeu a Medalha José Moreira da Rocha; além do governador do Ceará, Elmano de Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão; o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; e o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas, que receberam a Comenda Distinção Honrosa.

Em sua fala, o governador Elmano de Freitas, parabenizou a instituição. “Uma Casa Militar forte é uma Polícia Militar do Ceará (PMCE) forte. A PMCE, assim como a Casa Militar do Ceará, é uma instituição de Estado. Portanto, eu quero, antes de tudo, agradecer a vossas senhorias. Agradecer pelo que fazem, de maneira profissional, discreta, corajosa e fiel, a sua missão. Eu penso que isso é fundamental para quem integra a Casa Militar: a coragem, a fidelidade, o profissionalismo, o compromisso e a disciplina. Portanto, o dia de hoje é de parabenizar essa instituição”, destacou Elmano.

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, a entrega da honraria representa o reconhecimento pelo trabalho à frente da pasta. “A homenagem é um reconhecimento do nosso atual gestor da Casa Militar, coronel Alex Ferreira. A honraria é bastante importante, e isso fortalece, cada vez, mais o trabalho integrado da Casa Militar com a própria PMCE e com a SSPDS. Essa medalha também representa para mim um reconhecimento do trabalho feito pela segurança pública, e que ainda temos muito o que fazer”, afirmou Elânio.

Já o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Alex Ferreira, reforçou o trabalho realizado em parceria com as autoridades da esfera estadual. “Quando a Casa Militar serve ao governador, à vice-governadora, ao presidente do TJCE, ao presidente da Alece, nós estamos servindo ao povo cearense. Porque propiciamos a essas autoridades a tranquilidade necessária para que elas possam conduzir bem o nosso estado. Por isso, é uma honra estar comemorando este momento”, declarou o gestor.

Menção honrosa

Na oportunidade, representando a bancada federal, o deputado federal Idilvan Alencar entregou ao governador e ao secretário-chefe da Casa Militar uma moção de aplausos e louvor à Casa Militar, pelos seus 97 anos, aprovada pelo poder legislativo federal.

Homenageados com a Comenda Distinção Honrosa

Governador do Estado do Ceará – Elmano de Freitas da Costa;
Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará – Deputado Estadual Evandro Sá Barreto Leitão;
Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará – Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes;
Procurador-Geral de Justiça – Manuel Pinheiro Freitas.

Homenageados com a Medalha José Moreira da Rocha

Senhora Lia Gondim Araújo de Freitas – Primeira-Dama;
Senhora Jade Afonso Romero – Vice-Governadora;
Senhor Raimundo Nonato Silva Santos – Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará;
Senhor Rafael Machado Moraes – Procurador-Geral do Estado;
Senhor Maximiliano César Pedrosa Quintino de Medeiros – Secretário de Estado Chefe da Casa Civil do Ceará;
Senhora Yrwana Albuquerque Guerra – Secretária de Estado do Turismo do Ceará;
Senhor Samuel Elânio de Oliveira Júnior – Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social;
Senhora Vilma Maria Freire dos Anjos – Secretária de Estado do Meio Ambiente do Ceará;
Senhor Francisco de Assis Diniz – Presidente do Diretório Estadual do PT no Ceará;
Senhora Fernanda Patrícia Cavalcante de Melo – Chefe do Cerimonial do Governo do Estado do Ceará;
Senhora Veridiana Martins de Oliveira – Assessora Especial do Governador do Estado do Ceará;
Senhor Flávio Antônio Holanda e Silva Martins – Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará;
Senhor Leonardo D´Almeida Couto Barreto – Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará;
Senhor José Erivaldo Xavier Travassos – Vereador de Fortaleza;
Senhor Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha – Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará;
Senhor Francisco Leite Bezerra – Delegado da Policial Federal;
Senhor Túlio Ítalo da Silva Oliveira – Professor da AESP;
Senhor Coronel BM José Cláudio Barreto de Sousa – Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Ceará;
Senhor Coronel PM João Batista Farias Júnior – Comandante do Comando de Policiamento de Choque;
Senhor Coronel PM Hercílio da Fonseca Mamede – Comandante da Casa Militar de Pernambuco;
Senhor Major PM João Ricardo Pinto Sousa – Comandante do Gabinete Militar da Governadoria do Estado do Piauí;
Senhor Tenente-Coronel PM Fábio Rios Vieira;
Senhor Sargento PM Otto Billian Guimarães Evangelista;
Senhor Cabo PM João Henrique Pereira dos Santos;
Senhor Cabo PM Karl Max Ribeiro Santos;
Senhor Felipe Ferreira Moura.