Aesp inicia curso de cinotecnia e qualifica policiais para o trabalho com cães

4 de outubro de 2023 - 16:12 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) deu início a mais uma edição do Curso de Cinotecnia. A formação começou na última segunda-feira (2), em modalidade presencial, com carga horária de 280 horas/aula. São 40 alunos do Ceará e de outros estados inscritos para essa capacitação.

O curso será realizado na sede da Companhia de Policiamento com Cães, do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará, até o fim do mês, com 35 policiais militares do Ceará, um do Paraná e um da Paraíba, além de dois policiais penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e um militar do Exército Brasileiro.

De acordo com o programa, o treinamento tem o objetivo de transmitir todos os conhecimentos básicos necessários para tornar os alunos capazes de desenvolver funções de adestramento e condução de cães em ações e operações policiais para diversas missões de policiamento. Com os conhecimentos, de adestramento e condução de cães, os concludentes estarão aptos a operar em qualquer canil brasileiro.

“O operador (aluno) vai aprender trato, adestramento e condução de cães. Ele estará apto a operar no patrulhamento tático com cães, a atuar em controle de distúrbios civis e em situações que envolvam casas prisionais”, detalha o coordenador do curso, capitão PMCE Márcio Glayson do Nascimento.

No Ceará, o Curso de Cinotecnia é porta de entrada para a 4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Choque. Essa é a Companhia de Policiamento com Cães da PMCE. Outro ponto fundamental do curso é fazer com que os alunos compreendam a importância do cão quando bem treinado para o homem, tanto na vida diária – quando podem servir como animais de estimação e companheiros – quanto nas atividades policiais – quando desempenham um papel fundamental na segurança pública e na aplicação da lei.

Curso de Cinotecnia tem larga história em prol da Segurança Pública

O curso tem mais de 20 anos e foi responsável pela formação de centenas de agentes de segurança. Além de praças e oficiais da PMCE, passaram pelo treinamento policiais militares de outros estados, assim como policiais civis e bombeiros militares, bem como militares das Forças Armadas e até profissionais estrangeiros.