Operação Profilaxia: PC-CE captura chefe e integrantes de grupo criminoso, apreende armas de fogo, veículos e drogas em Fortaleza

28 de setembro de 2023 - 17:29 # # # # #

Quatro integrantes de um grupo criminoso foram presos, nesta quinta-feira (28), durante a 6ª edição da Operação Profilaxia, deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Os homens, com extensa ficha criminal, foram encontrados com armas, veículos, drogas e outros bens, durante a ofensiva, realizada em bairros de Fortaleza.

O grupo criminoso era investigado, desde o início de 2023, sob suspeita de tráfico de drogas e associação para o tráfico em Fortaleza. Diante da investigação deflagrada pela Draco da PC-CE, foram solicitados mandados de busca, apreensão e prisões preventivas. As solicitações foram deferidas pelo Judiciário e cumpridas pela Polícia Civil.

A investigação da Draco da PC-CE aponta que José Ariel Cavalcante de Sousa (24), com antecedentes por crimes de tráfico de drogas, era fornecedor de drogas e armas, além de comercializar entorpecentes. Ele foi preso no bairro Papicu – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. Ariel é apontado como um dos chefes do grupo criminoso. Com ele, foram apreendidas uma quantidade de maconha, dinheiro e cartões magnéticos.

Outro investigado, identificado como Diones Bezerra de Oliveira (32), foi preso no bairro Vicente Pinzón (AIS 1), em Fortaleza. Ele também comercializava drogas em Fortaleza. O homem já havia sido capturado anteriormente por porte ilegal de arma de fogo e três crimes de furto. No imóvel foram apreendidas uma pistola, simulacros e munições.

Já no bairro Conjunto Palmeiras (AIS 3), em Fortaleza, foi preso Tiago Scareli, com antecedentes por lesão corporal e injúria. A investigação da Draco aponta que ele atuava como intermediador e transportador dos entorpecentes que seriam repassados a Ariel, responsável pelo repasse para outros envolvidos no esquema. Com Tiago, os policiais civis apreenderam quantidades de maconha e cocaína, sendo que parte dos entorpecentes estava dentro de uma bolsa usada por entregadores de delivery. Além das drogas, uma balança de precisão, cartões magnéticos, uma quantia em dinheiro e pendrives foram apreendidos.

Por fim, no bairro Manuel Dias Branco (AIS 10), em Fortaleza, foi capturado Tiago de Almeida (26), que atuava como intermediador e transportador da droga repassada por Ariel, até chegar aos integrantes que faziam a revenda dos entorpecentes.

Durante a 6ª edição da Operação Profilaxia, ainda foram apreendidos dois carros e uma motocicleta. O material e os suspeitos foram conduzidos à Draco da Polícia Civil, onde além dos mandados, Ariel, Diones e Tiago Scareli foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O grupo foi colocado à disposição da Justiça.

Operação Profilaxia

Intitulada como Operação “Profilaxia” que significa prevenir, a ofensiva visa descapitalizar e desmembrar grupos que atuam em vários municípios do Ceará.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a população pode repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas via 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A unidade especializada da PC-CE mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Polícia Civil captura integrantes de grupo criminoso em Caucaia