Em Itapipoca, Governo do Ceará inaugura nova sede da Pefoce e do Detran para beneficiar cidadãos de 23 municípios

31 de agosto de 2023 - 16:18 # # # # #

Isabella Campos -  Ascom Casa Civil - Texto Carlos Gibaja e Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

Os órgãos beneficiarão cidadãos de 23 municípios; o governador também visitou a Exposição Agropecuária de Itapipoca. No evento já foram arrecadadas mais de 50 toneladas de alimentos para o programa Ceará Sem Fome

Pensando em facilitar o acesso dos cearenses a diversos serviços, o Governo do Ceará inaugurou, na noite dessa quarta-feira (30), a nova sede regional do Detran e novas instalações da Central de Identificação Civil da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), na cidade de Itapipoca. O governador Elmano de Freitas esteve acompanhado da primeira-dama, Lia de Freitas; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão; do prefeito Felipe Pinheiro e outras autoridades.

O chefe do Executivo cearense fez questão de pontuar a importância de levar serviços estaduais, como o Detran e a Pefoce, para dentro de um local de grande movimentação e, desta forma, fomentar também a economia local.

“Aqui, podemos ver que a nossa instituição pode prestar um serviço para a sociedade e ajudar outras áreas, como a economia. Estar implantado aqui é estratégico, porque a pessoa que vem atrás desses serviços, pode também ajudar os comerciantes localis, comprando algo”, pontuou o governador. “Além disso, é importante que as pessoas tenham mais facilidade de acessar os benefícios que o Estado tem. Afinal, elas pagam impostos para isso”, completou ele.

Nova sede regional

A nova sede regional do Detran irá beneficiar cearenses de 23 municípios: Itapipoca, Acaraú, Pentecoste, Itapajé, Paraipaba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Paracuru, Paraipaba, São Luís do Curu, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Miraíma, Amontada, Cruz, Irauçuba, Apuiarés, Tejuçuoca e General Sampaio.

Uma dessas pessoas é o seu Antônio Oliveira. Ele reforçou a importância de ter esse serviço na cidade. “Aqui é um lugar que precisa, e ainda podemos receber gente de outros lugares. Então, se vem para facilitar é muito bem-vindo”, comemorou.

Dentre os serviços ofertados pela nova sede estão: primeiro emplacamento; transferência e vistoria veicular; atualização de endereço; renovação de CNH; exames teóricos de Legislação de Trânsito; entre outros.

“Estamos aqui presenciando as políticas públicas do Governo do Estado chegando ao interior. Talvez, essa seja uma das ações mais importantes do governo estadual, essa interiorização, que faz com que essas ações, os programas e os projetos do Governo do Estado possam chegar a todo o Ceará”, enfatizou o presidente da Alece, Evandro Leitão.

Nova Central da Pefoce

Para além da novidade vinda do Detran, o município de Itapipoca também ganhou novas instalações da Pefoce. Funcionando dentro do Mercado Central de Itapipoca, o novo espaço é fruto de um acordo de cooperação entre a Pefoce e a Prefeitura, que disponibilizou o espaço e a equipe de atendimento, cabendo ao Estado fornecer os equipamentos e realizar as perícias e emissão dos documentos.

Moradora da área central de Itapipoca e frequentadora do Mercado Central, diariamente, a Dona Rosa comentou sobre a chegada da nova sede da Pefoce. “Estou muito feliz porque agora temos um lugar para tirar documento mais próximo, porque antes era muito distante. Ainda mais para mim, que venho todo dia fazer minhas compras aqui. Então, é muito bom ter esse lugar pertinho”, comentou ela.

O serviço funcionará diariamente e contará com quatro pontos de atendimentos, operando de maneira digital e com capacidade para 100 pessoas diariamente.

O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, destacou que desde o início a implantação dos equipamentos foi pensada de forma estratégica para melhor servir à população. “Esse Mercado, onde estão sendo instalados os equipamentos, é o coração da cidade, o símbolo do comércio de Itapipoca. Por esse motivo, que pedimos para que esse fosse o local dos equipamentos, para movimentar ainda mais o mercado. Para nós é importante essa mudança, porque também amplia o atendimento à nossa população”, pontuou.

União no combate à fome

A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, esteve visitando a 25º edição da Exposição Agropecuária de Itapipoca (Expoita – 2023) junto ao governador, comemorando o sucesso de arrecadação de alimentos para o programa Ceará Sem Fome. Desde a abertura, no último domingo (28), já foram arrecadadas mais de 50 toneladas de alimentos. Além disso, também esteve assinando, junto à prefeitura de Itapipoca, o acordo de cooperação em prol do Pacto por um Ceará Sem Fome.

“Estou muito feliz de estar aqui em Itapipoca novamente. Em junho, estivemos entregando os cartões Ceará Sem Fome. Foram mais de 900 famílias beneficiadas e agora voltamos aqui para receber essas doações para esse programa que é de todos os cearenses”, comemorou a primeira-dama. “É a partir dessa união, Estado e municípios, que tenho certeza que seremos o primeiro estado a tirar sua população da fome”, complementou Lia.

O acordo estabelece o compromisso visando a implementação de ações específicas direcionadas para a promoção da dignidade alimentar, assegurando uma alimentação saudável para a população em situação de vulnerabilidade social.

Durante a visitação, o governador interagiu com a população e conheceu todo o Parque de Exposição. “A qualidade de exposição que encontramos aqui é altíssima. Então, quero parabenizar todos os produtores. Isso é um evento de exposição, mas também cultural, e de alegria para o nosso povo. É uma satisfação ver essa festa grande como o povo de Itapipoca merece”, finalizou Elmano.

Presentes

Também estiveram junto ao governador, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Brás; o secretário da Pesca e Aquicultura, Oriel Nunes; o superintendente do Detran, Michel Mourão e o Perito Geral Adjunto da Pefoce, Átila Einstein.