SSPDS-CE assina termo de pactuação com Ministério da Justiça e empresa de redes sociais para busca de desaparecidos

30 de agosto de 2023 - 18:52 # # # # # # # #

Fotos: MJSP/Divulgação

Ceará foi um dos dois estados brasileiros, além do Distrito Federal, a fazer parte do projeto. Ao todo, 780 pessoas foram localizadas com vida, no Ceará, nos sete primeiros meses de 2023

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) assinou, nesta quarta-feira (30), um termo de pactuação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), manifestando interesse em participar do Projeto de Busca de Pessoas Desaparecidas. Com a assinatura, o Ceará se torna um dos dois estados brasileiros, além do Distrito Federal, a participar da iniciativa, que será desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP). Durante o evento, realizado em Brasília, foi anunciada uma cooperação técnica com a Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, para auxiliar nas buscas de crianças e adolescentes.

Com a Meta, será implementada a tecnologia Amber Alerts, que permite a divulgação, nas plataformas digitais da empresa, de fotos de crianças e adolescentes até 17 anos, que estão desaparecidas por alguma circunstância. A tecnologia é adotada, atualmente, por 30 países. “Essa ferramenta atuará como forma de melhor difusão e procura dessas pessoas”, adianta o secretário da SSPDS, Samuel Elânio. “E após esse plano piloto, que inclui o nosso Ceará, vão ser difundidos para outros estados da federação, ao fim de que todos os 27 entes federados tenham essa atuação mais eficiente, mais rebuscada e mais rápida das pessoas desaparecidas e assim buscar dar uma resposta mais rápida à sociedade”, completou o gestor.

Outro ponto do termo é o fluxo entre o Ceará, Minas Gerais e Distrito Federal com a União, para fortalecer a troca de informações e aprimorar, cada vez mais, o trabalho de investigação relacionada ao assunto. Com o fluxo, busca-se a criação de um Cadastro Provisório de Desaparecidos, para futura inclusão no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.

Entre os locais escolhidos, o Ceará se destaca por ser pioneiro na investigação de pessoas desaparecidas, com uma delegacia especializada e o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas.

Além do secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio, e do ministro do MJSP, Flávio Dino, participaram da assinatura: o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; o delegado titular da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Luís Rodrigues; o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; e o delegado da PC-CE, Augusto Soares, atualmente técnico de Coordenação de Políticas Sobre Pessoas Desaparecidas.

Localizados no Ceará

O trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Ceará para a localização de pessoas desaparecidas é exitoso. Considerando o período entre janeiro e julho deste ano, houve um aumento de 22,4% no total de pessoas encontradas em todo o território estadual. Foram 780 localizados nos sete primeiros meses de 2023, contra 637 em 2022. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (GEESP) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Somente a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) localizou, no mesmo período, 498 vítimas de desaparecimento em Fortaleza.

Sonho possível: 12ª DHPP da Polícia Civil promove reencontro entre pai e filho após duas décadas de distância

Em sete meses, quase 500 pessoas foram localizadas pela Polícia Civil em Fortaleza