SSPDS deflagra operação “Shamar” e, no 1º dia, captura quatro suspeitos de crimes contra a mulher

21 de agosto de 2023 - 18:22 # # # #

Visando coibir crimes de violência doméstica e familiar, além de localizar e capturar suspeitos envolvidos em crimes contra a mulher, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou, nesta segunda-feira (21), a operação “Shamar”, em todo o Ceará. A ofensiva é coordenada, em âmbito nacional, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Até o final da tarde desta segunda-feira, quatro suspeitos de crimes de violência doméstica foram capturados. Os trabalhos policiais seguem até o próximo dia 15 de setembro.

O nome da operação faz alusão a palavra hebraica que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”. No Ceará, as ações policiais preventivas, ostensivas e repressivas são coordenadas pela Copol da SSPDS e contam com atuação das Polícias Civil e Militar. A operação irá promover ações educativas e preventivas, além de acompanhar o cumprimento de medidas protetivas de urgência. 

O gestor da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho, detalhou as ações. “A operação “Shamar” está direcionada em três pilares: ações educativas, ações preventivas e ações repressivas. Nosso objetivo é alcançar o máximo de pessoas para mostrarmos a importância e a necessidade de combater a violência doméstica e familiar, bem como o feminicídio, assim como vamos desempenhar um trabalho integrado voltado para a localização e captura dos autores desses delitos. Esperamos que, através dessas ações, possamos reduzir os índices acerca dessa temática”, frisou. 

Prisões

Entre as prisões realizadas, nesta segunda-feira (21), equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da 2º Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do 24º Distrito Policial (DP), capturaram um homem de 36 anos, suspeito de matar a companheira, nesse domingo (20), no bairro Genibaú. A vítima, de 36 anos, foi morta com uso de um objeto perfurocortante em um imóvel da região. O indivíduo foi localizado no bairro Jereissati III, na cidade de Pacatuba (AIS 24). 

No município de Quixeramobim, policiais civis da Delegacia Municipal cumpriram um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 50 anos, suspeito de descumprir medida protetiva contra a ex-companheira. A captura ocorreu na manhã de hoje (21). O suspeito já tem passagens por tentativa de estupro, ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência. 

Na cidade de Quixadá, um idoso de 70 anos foi preso em flagrante. O homem é suspeito de descumprir medida protetiva contra a própria filha, de 39 anos. Ele também foi autuado pelo crime de injúria contra a vítima. Já na cidade de Quiterianópolis, um homem de 20 anos foi preso por policiais civis, suspeito de agredir a companheira, uma mulher de 22 anos. Ele foi autuado em flagrante por lesão corporal no âmbito de violência doméstica. 

Palestras

Os trabalhos policiais seguem até o próximo dia 15 de setembro. Durante as diligências, ações educativas também serão realizadas. Nesta segunda-feira (21), a Delegacia Regional de Aracati realizou uma palestra de conscientização relacionado ao combate à violência doméstica e familiar em alusão ao Agosto Lilás. 

Denúncias

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Ou ainda o telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), para situações que estejam ocorrendo no momento. O sigilo e o anonimato são garantidos.