Profissionais de Segurança Pública concluem curso para proteção de autoridades e dignatários

21 de agosto de 2023 - 13:22 # # # #

O Ceará formou mais uma turma de profissionais das forças de segurança pública para o trabalho operacional de proteção de autoridades e dignatários. São 34 agentes cearenses e de outros estados, capacitados pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), em parceria com a Casa Militar do Ceará. O encerramento do CSAG foi realizado nessa sexta-feira (18), no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, em Fortaleza.

Fizeram parte do curso servidores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Militar do Estado do Ceará, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Municipal de Fortaleza, da Guarda Municipal de Sobral, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Militar do Estado do Piauí.

O Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional, que conta com 160 horas/aula, efetua a qualificação dos agentes para a atuação eficaz e eficiente no sentido de garantir e zelar pela integridade dos titulares do Poder Executivo do Estado do Ceará e de dignitários em visitas oficiais.

Para a vice-governadora e secretária da Secretaria das Mulheres, Jade Romero, os agentes são altamente capacitados e preparados para as mais variadas situações. “Conto, diariamente, com agentes da segurança pública. São profissionais altamente qualificados e empenhados”, afirma Jade. A vice-governadora parabenizou os concludentes e ressaltou a importância do treinamento para o serviço público e para a população em geral. “É muito importante para o Estado do Ceará ter uma unidade capaz de oferecer um curso desta natureza. São profissionais que estão aptos a defender, com um padrão elevado, a vida de uma autoridade. E, quando a autoridade tem essa condição, a população pode contar com um gestor devidamente em condições de trabalhar, de desempenhar o seu papel, que muitas vezes requer firmeza e necessidade de apoio”, destaca.

O treinamento, de acordo com o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, assegura padrão de eficiência para proteção de qualquer autoridade. “Ao estar protegido por profissionais bem treinados e qualificados, a autoridade governamental pode exercer com tranquilidade e cumprir de modo efetivo as funções e as demandas inerentes ao cargo”, complementa. “É um trabalho que não estabelece uma qualificação somente para proteger essa autoridade, mas também para avaliar situações, diagnosticar riscos, desenvolver ações preventivas, uso de inteligência e ajudância de ordens. E, ainda, um conteúdo muito rico em relação a cerimonial, protocolo e legislação. É uma formação completa”, avalia o gestor.

A aluna soldado PM Eduarda Ingrid de Sousa Amâncio, da 4ª Companhia do BPChoque, expressou sua gratidão pela oportunidade de ter participado dessa capacitação. “O curso é bastante disputado na instituição e é considerado um cartão de visita da Casa Militar, devido aos recursos e conhecimentos abordados”. Ela também enfatizou e destacou a importância da integração entre as forças de segurança. “A gente pode ver a integração entre as forças coirmãs, teve policiais do Rio de Janeiro, Piauí, policial rodoviário federal, bombeiros militares, guardas municipais, como também policiais da própria instituição Polícia Militar. Então foi muito importante porque teremos essa integração tanto no cenário de operações, quanto nas tarefas do dia a dia. Cada policial retorna para a sua unidade com o conhecimento adquirido, e a sensação de dever cumprido para desempenhar ainda melhor as nossas funções”, finaliza Ingrid.

Durante o evento, a vice-governadora do Ceará, Jade Romero realizou o descerramento da placa da turma, que leva o seu nome. Também foram entregues placas de homenagem a autoridades, coordenadores e monitores que contribuíram para o sucesso do curso.

Diversas autoridades, docentes e familiares marcaram presença no evento, incluindo a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; diretor geral da Aesp, o delegado Leonardo D’Almeida Couto Barreto; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Flávio Holanda; o secretário da Casa Militar, o tenente-coronel Alexsandro Fernandes Ferreira, e representando o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Ricardo de Almeida Porto.