SSPDS ouve demandas da sociedade civil sobre segurança em encontro do PPA em Beberibe

18 de julho de 2023 - 17:43 # # # # #

Dialogando com a população, o Governo do Ceará busca compreender as demandas dos municípios para melhor direcionar os investimentos a serem realizados. Em Beberibe – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18), por meio da plenária do Plano Plurianual Participativo 2024-2027 (PPA Participativo 2024-2027) do Litoral Leste, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) escutou a comunidade e deliberou sobre políticas integradas com participação da Segurança Pública. Esse foi o 11º encontro realizado desde o início das plenárias em todo o Ceará. 

“O nosso objetivo é que a gente possa exercer a nossa democracia não somente no período eleitoral, mas que a escuta e o diálogo seja uma marca perene do governo. Então, a realização do PPA tem essa finalidade: aproximação com os gestores e moradores da região para ouvir as demandas. Essas propostas apresentadas são importantíssimas para nortear o Governo do Ceará, mas também é importante que a gente se mobilize para votação delas no site do Ceará Participativo. Essa é uma orientação do governador Elmano de Freitas”, pontuou a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero. 

O secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales, avaliou o encontro como positivo para as ações realizadas pela SSPDS e suas vinculadas. “Através da participação da sociedade, a SSPDS e suas vinculadas podem ouvir e entender os pontos que a população acredita que são os mais importantes, para focar os seus investimentos nessas áreas. É uma medida importante e aqui, no Litoral Leste, os anseios apresentados estão alinhados com os estudos de investimentos que já são realizados pela SSPDS”. 

Representantes da sociedade civil fizeram discussões, divididas por eixos temáticos. Pontos como atendimento humanizado às vítimas de violência que fazem parte dos grupos vulneráveis, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ampliação do videomonitoramento na região, foram alguns dos destaques apresentados. “Esse momento é fundamental para que a sociedade civil possa manifestar suas proposições e o Governo do Ceará possa efetivar políticas públicas que atendam aos moradores do Litoral Leste”, avaliou a assistente social de Aracati, Cobra Preta dos Santos. 

O resultado das reuniões de grupo foram apresentados na plenária, sob o olhar da vice-governadora Jade Romero e demais representantes do Executivo Estadual. As propostas serão votadas pela população no site do PPA. 

Além da vice-governadora Jade Romero e do secretário de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales, participaram do 11º encontro do PPA: o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan Carvalho; coronel comandante-geral adjunto da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Vinícius Vineimar Rodrigues Ferreira; diretor de Planejamento e Gestão Interna do CBMCE,  Manoel Helder de Miranda; o coordenador de Laboratórios Forenses da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Túlio Oliveira; o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto; o superintendente de Estratégia e Pesquisa de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa, além de representantes da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e outros órgãos estaduais e municipais.

O que é o PPA (PPA)

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento, que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Dividido em eixos estratégicos, ele organiza as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão. Além dos eventos presenciais, o Governo do Ceará também colhe sugestões da população e elege prioridades através do site www.cearaparticipativo.ce.gov.br. 

Além dos encontros presenciais, onde ocorre o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA de forma virtual. Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Os encontros regionais do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 tiveram início no dia 21 de junho, em Baturité, e se encerrarão, no dia 28 de julho, no Cariri. Na semana passada, o PPA Participativo visitou os municípios de Pedra Branca, Tauá, Tamboril e São Benedito.