SSPDS escuta propostas da comunidade no sétimo encontro regional do Plano Plurianual em Tauá

5 de julho de 2023 - 18:17 # # # # # #

Atenção às mulheres, jovens e crianças norteiam propostas na área da Segurança Pública

Quem ouve mais, acerta mais e promove o desenvolvimento que a população cearense quer. O Governo do Ceará realizou, nesta quarta-feira (5), a plenária do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA 2024-2027) dos Sertões dos Inhamuns. O sétimo encontro regional contou com a participação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e ocorreu em Tauá, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado.

“Estamos aqui hoje, para ouvir a nossa população, suas prioridades e demandas. Esse é o nosso principal objetivo. Aqui temos um processo democrático que fortalece as nossas políticas e os nossos municípios”, frisou a vice-governadora do Estado, Jade Romero, para as centenas de participantes presentes no auditório do campus avançado da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

“A iniciativa do Governo do Ceará em realizar o PPA Participativo, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), é de suma importância para que os órgãos do Governo possam entender quais as demandas a sociedade mais necessita em cada uma das 14 macrorregiões do Estado”, elogia o coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS,  tenente-coronel Vanderlan Carvalho, presente no evento.

De acordo com ele, a SSPDS e os órgãos vinculados a ela vêm participando de todas edições das plenárias regionais do PPA Participativo. “A presença da Secretaria nesses eventos tem como objetivo se aproximar ainda mais dos cearenses, tendo em vista desenvolver um planejamento com um olhar voltado para atender as demandas da população, respeitando as peculiaridades de cada uma das 14 regiões de planejamento do Estado”, assegura.

Sertão dos Inhamuns

Com uma população superior a 137 mil pessoas, a região do Sertão dos Inhamuns é a sexta maior área em território do Ceará. “Temos um Estado de dimensões e peculiaridades continentais, então o PPA chega ao nosso município em busca de sugestões que norteiam a implantação de políticas públicas na nossa região nos próximos anos”, discursou a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar.

Além de receber as sugestões de representantes do município-sede, o encontro contou também com a participação de pessoas dos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Quiterianópolis. “É a primeira vez que participo de um evento como esse e gostei muito do modo como os grupos foram divididos em eixos e diretrizes”, elogia Ceiça Silva, de 46 anos.

Segurança pública e inclusão social

Na manhã desta quarta-feira (5), Ceiça foi uma das participantes que debateu propostas para o Eixo 2, que engloba as áreas de Inclusão Social, Assistência Social e Segurança Pública. Na visão dela, o Governo do Ceará e as Forças de Segurança devem priorizar a rede de proteção e acolhimento voltado às mulheres, jovens e crianças. “A minha família é aqui de Parambu, minha empresa é aqui da região e o que percebemos é que essa região precisa de uma delegacia especializada para atender as mulheres”, sugeriu.

Entre os motivos elencados para receber a unidade especializada da Polícia Civil, Ceiça destaca a importância de não revitimizar as vítimas de violência doméstica. “Como foi colocado pelo grupo, não é uma questão de mimimi. É uma questão de dar visibilidade a uma política pública que vem sendo construída e que o Governo do Ceará está dando à população voz e vez para decidir qual será o futuro das mulheres”, defendeu.

O que é o PPA

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento, que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Dividido em quatro eixos estratégicos, ele organiza as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão.

Os encontros regionais do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 tiveram início no dia 21 de junho, em Baturité; o segundo encontro foi sediado na cidade de Morada Nova no dia 22. Já o terceiro encontro regional do PPA, abrangendo o Litoral Norte, foi realizado no município de Granja. Os encontros regionais prosseguem até o dia 20 de julho, sendo que os próximos acontecem em Tamboril, nesta quinta-feira (6), e em São Benedito, na sexta-feira (7).