Pefoce inicia treinamentos sobre isolamento e preservação de locais de crime para agentes da segurança pública

5 de julho de 2023 - 15:18 # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), através da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), iniciou nessa terça-feira (04), no 5° Batalhão da Polícia Militar, em Fortaleza, uma série de palestras com a temática de isolamento e preservação de local de crime, destinadas a policiais militares e demais agentes de segurança pública, que realizam isolamento inicial em cenas de delitos.

O objetivo principal desses treinamentos é a busca pelo aperfeiçoamento na preservação dos vestígios encontrados numa cena de crime para auxiliar no trabalho da perícia criminal e, consequentemente nos inquéritos e processos judiciais, tendo em vista que todos os materiais e objetos encontrados na cena de um crime são de fundamental importância para a elucidação de delitos.

No contexto da segurança pública, a Polícia Militar é o primeiro órgão a chegar no local de ocorrência, sendo determinante para garantir as etapas de preservação e isolamento do local de crime. Essa é uma iniciativa estratégica que busca capacitar os profissionais de segurança, a fim de promover um melhor estudo da dinâmica dos fatos e dar subsídios para atestar a materialidade, dinâmica e autoria dos delitos.

Importância

A abertura do ciclo de palestras contou com a presença do perito-geral da Pefoce, Júlio Torres; o coronel subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Vinicius Vineimar Rodrigues Ferreira; o coordenador da Copec, Wellison Tavares e o supervisor do Núcleo de Perícia e Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), Fernando Viana.

O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a importância do projeto no sentido de aprimorar as práticas de investigação e a colaboração entre as duas instituições. “As palestras têm o objetivo de fazer um realinhamento da Pefoce com a Polícia Militar e fortalecer a nossa parceria. Com esses encontros teremos uma oportunidade de aperfeiçoamento das técnicas de preservação e isolamento do local de crime para facilitar e otimizar o trabalho do perito criminal. Atualmente, a Pefoce passa por uma transformação com aquisição de novos equipamentos, com tecnologia de ponta, que trazem mais exigência e particularidades nas ações dos agentes de segurança, o que torna essa atualização extremamente importante”, destacou.

“Com a recente evolução do código penal, trazendo mais exigências com relação à cadeia de custódia dos vestígios, se faz necessário um olhar mais técnico com relação ao tema da preservação do local de crime, que acaba sendo crucial para que o início das investigações aconteça de forma mais eficiente”, finalizou.

Treinamento

Isolamento de local é o ato de impedir a entrada de pessoas não autorizadas na área onde serão realizados os exames. Esse isolamento deve garantir a preservação dos vestígios da ação delituosa. A preservação adequada do local de crime desempenha um papel fundamental nesse treinamento, pois assegura a integridade das evidências e permite análises forenses precisas que contribuem para a segurança pública.

Ministrado pelo perito criminal Fernando Viana, a atividade teve como público alvo os policiais militares que trabalham diretamente nas ruas e em locais de crime. O treinamento foi dividido em dois momentos. O primeiro, a parte teórica, abordou definições e estudos de casos voltados para o isolamento e local de crime. Após o encerramento da palestra, foi realizada uma simulação de local de crime, com o objetivo de aplicar na prática o que foi apresentado na parte teórica, trazendo fundamentos necessários para um bom isolamento de preservação de um local de crime.

O coronel subcomandante-geral da PMCE, Vinicius Vineimar, destacou a importância do alinhamento com o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência e a precisão das investigações. “A preservação do local de crime é um tema constante nas academias e nos cursos de formação da Polícia Militar. É uma parte fundamental do trabalho investigativo, pois garante que as evidências e as informações presentes no local sejam coletadas e preservadas de maneira adequada. A capacitação proporcionada pela Pefoce fortalece as habilidades individuais dos profissionais, sempre alinhada com as melhores práticas e com as demandas da sociedade”, comentou.

Programação

Essa foi a primeira de 33 palestras já programadas para acontecer até o final de agosto em vários batalhões da PMCE em todo o estado. Está previsto também a criação de uma cartilha digital para fornecer orientações e promover a conscientização dos agentes públicos e da população sobre o funcionamento e a importância do isolamento e preservação dos locais de crime. 

As evidências coletadas no local são cruciais para a elaboração de laudos periciais, que podem ser utilizados em investigações e processos judiciais. Ao garantir que a área esteja isolada e segura, evita-se a alteração de provas, além de proteger a integridade física de todos os envolvidos. Essas medidas não apenas contribuem para a efetividade das investigações, mas também para a garantia de direitos da população, reforçando o compromisso da Pefoce em buscar a verdade e promover a justiça